terça-feira, 20 de novembro de 2018

"Los Sitios de Astorga - 3 Naciones" (dias 13 e 14 de outubro de 2018) - Reportagem fotográfica (2)

 

Caríssimos(as),

Para que não fique a impressão de que ao evento de Astorga só estiveram associadas danças e bailes, venho deixar-vos algumas imagens dos combates histórico-militares que nele foram realizados.

E que combates!


A artilharia portuguesa em ação.

Gostaria de poder afirmar que os combates começaram com a habitual preparação de artilharia, mas a verdade é que, devido a um erro do ordenança encarregue da transmissão de ordens superiores, a artilharia ficou colocada numa parte remota do campo de batalha, tendo "guardado" os seus cartuchos para os combates urbanos.



E depois, como é óbvio, quem "sofreu" foram os vidros das habitações da típica localidade Castrillo de los Polvozares, em cujas ruas decorreram duríssimos combates urbanos!

Aliás, é nesta localidade que é possível provar uma fantástica especialidade gastronómica local, chamada Cocido Maragato, do qual, infelizmente, só tivemos oportunidade de provar a "fama", pois o proveito ficou para outros...



Por seu lado, os valentes infantes do GRHMA não deixaram os seus créditos por mãos alheias!

Juntamente com os nossos camaradas da AMBV, foi formada uma Brigada de Infantaria que impôs o devido respeito no campo de batalha, sendo conspícua pela sua operacionalidade e mobilidade, durante as cerca de 3 (três) horas de duração da batalha de sábado à tarde.


E, como não podia deixar de ser, o nosso destacamento de caçadores também fez justiça à reputação de agressividade dos nossos antepassados desta arma, inspirando respeito e temor nos franceses!

Na imagem supra podemos ver o nosso camarada Rui Silva, que para além de ser um soldado histórico-militar de elite, é um membro assíduo e dedicado do GRHMA, estando sempre disponível para trabalhar com zelo e dedicação em prol do Grupo.

Ainda bem que podemos contar contigo Rui!


E franceses havia, e muitos!



Nas imagens supra podemos ver os nossos camaradas marinheiros da Garde Chauvin (Ouvriers Militaires de la Marine, Bataillon de Rochefort), que eram, sem margem para dúvidas, uma das unidades mais experientes e com maior qualidade operacional presentes neste evento (do lado francês...), liderada pelo nosso caríssimo amigo Daniel Dieu.
 

Uma vez terminados os combates, tivemos o prazer de trocar saudações com estes nossos camaradas franceses, com os quais temos um compromisso formal de amizade e de auxílio recíprocos, que perdura já há vários anos.


Como é evidente, estiveram presentes neste evento variadíssimas e excelentes unidades histórico-militares espanholas, tais como o Regimento de Voluntários de Aragon, à frente da qual podemos aqui observar o nosso querido amigo Miguel Bonmati, que é um companheiro de muitos anos dos campos de batalha histórico-culturais.


E aqui está uma das visões que faz tudo valer a pena: observar Bandeiras Portuguesas a drapejar ao vento, em pleno campo de batalha histórico-cultural.


Para combater e sobreviver aos rigores dos campos de batalha, os soldados precisam de toda a inspiração que puderem!

Um dos fatores que muito "inspirou" vários soldados presentes neste evento foi esta simpática princesa polaca, que se dedicou a espalhar beleza por Astorga...

Autoria das imagens: Carlos Marques, Valishka, Histoarts, Jordi Bru.


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário