sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

O Oficial Português do início do séc. XIX: descodificação do fardamento - 1


Caríssimos(as),

Uma das peças interessantes do fardamento do oficial do Exército Português, do início do séc. XIX, era a chamada Gola de Serviço, embora este não fosse um acessório exclusivamente usado por oficiais de nosso Exército.

(autoria da imagem: Histoarts)

Na verdade, tratava-se de uma peça de equipamento cuja origem estava usualmente associada ao equipamento de proteção (armadura) usado pelos cavaleiros medievais (sécs. XIV-XV), especialmente para proteger a zona da garganta e do pescoço, que foi evoluindo até ser integrado nos uniformes militares de diversos países, ao longo da História, no sentido de constituir um dos elementos simbólicos de identificação de um oficial.

(réplica executada e imagem cedida por Joaquim Guedes)

Em especial, no início do séc. XIX era usual a utilização de Golas de Serviço com o formato de um crescente, que podia ser mais aberto ou mais fechado, de acordo com os regulamentos militares em vigor.

Na imagem supra podemos ver uma réplica excelente (ou não fosse usada por mim...) de uma Gola de Serviço desta época histórica, do chamado modelo português, com um formato de crescente relativamente aberto, com as Armas Reais Portuguesas incrustadas, feitas em prata.
 
(réplica executada e imagem cedida por Joaquim Guedes)

(gola de serviço de formato/modelo britânico)

Nas duas imagens supra podemos ver dois formatos alternativos para a Gola de Serviço, de acordo com o formato/modelo usualmente utilizado pelo Exército Britânico, desta época histórica. A segunda imagem é alusiva a uma réplica de uma Gola de Serviço do séc. XVIII, usado por oficiais do Exército Britânico.

Na primeira imagem verifica-se que foi feita uma adaptação deste formato/modelo para uso por oficiais do Exército Português, mediante a aposição das Armas Reais Portuguesas, igualmente feitas em prata.

Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário