sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Mostra temporária no Museu Histórico-Militar de Almeida (1-1-2019 a 30-3-2019): "Práticas de Assistência aos Feridos nas Campanhas Peninsulares"

Caríssimos(as),

Aqui fica uma nota relativa a um evento a não perder, com o selo de qualidade do Museu Histórico-militar de Almeida!

Trata-se de exposição temporária evocativa das práticas médicas e cirúrgicas durante a Guerra Peninsular, que evidencia a precariedade (pelos padrões da modernidade) das condições de higiene e de trabalho dos profissionais de saúde do início do séc. XIX.

Nesta exposição estará patente um conjunto de elementos que irão contribuir para avaliar as práticas cirúrgica utilizadas, de natureza curativa e preventiva, relativamente à maioria das maleitas que afligiam os soldados, bem como alguns tratamentos possíveis e aplicados aos ferimentos infligidos em combate durante as Campanhas Peninsulares, com destaque especial para os instrumentos de amputações, trepanações e de exploração de feridas

Um dos grandes desafios para os serviços médicos nas guerras peninsulares foram as infeções  decorrentes de tratamentos tardios, motivados por inadequação da evacuação para o hospital de campo. Houve casos em que os feridos ficavam vários dias abandonados no campos de batalha, resultando na morte da maioria deles.
 
A exposição é constituída por uma mostra de materiais (réplicas) que nos remete para a prática cirúrgica e de enfermagem dos quais se destaca: a maca de lona e um estojo de transporte em madeira contendo vários instrumentos de cirurgia, componentes naturais (animais e vegetais) e químicos para a prática medicamentosa e farmacêutica e demais tratamentos. Esta mostra é acompanhada por uma panóplia de fotografias e textos que procuram contextualizar os objetos existentes. Esta exposição tem como principal missão enriquecer a Sala das Guerras Peninsulares do Museu Histórico-militar de Almeida, sendo esta uma realidade não explorada na exposição permanente.

A esmagadora maioria dos objetos em exposição pertence à coleção particular do nosso associado Joaquim Guedes, que amavelmente os cedeu para realização deste evento e que constituem um espólio verdadeiramente único, a nível nacional e internacional.

 Aqui fica mais um motivo para uma viagem até à magnífica fortaleza de Almeida!


Pedro Casimiro


Sem comentários:

Enviar um comentário