terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Filmagens para o Turismo Centro Portugal (2-2-2019)

Caríssimos(as),

Aqui temos, uma vez mais, o GRHMA na linha da frente, no que diz respeito à promoção e divulgação do concelho de Almeida!


No passado sábado um destacamento de infantaria e de artilharia do GRHMA uniu esforços e apresentou-se a uma equipa de filmagens enviada pela Turismo Centro Portugal, a fim de colaborar na realização de um vídeo promocional que, neste caso concreto, tinha por objetivo a promoção turística da fantástica vila de Almeida e do seu património histórico-cultural único.

 

As filmagens decorreram na ponte, junto às Portas de S. Francisco, no decurso das quais a simpática atriz participante teve de enfrentar, pela primeira vez, os disparos de uma peça de artilharia e de uma esquadra de infantaria

Claro está que, quando se está perante soldados veteranos, como é o caso dos soldados histórico-militares do GRHMA, o risco é mínimo, mas nem assim a equipa de filmagens se livrou de alguns "sobressaltos".


Uma vez terminadas as filmagens, ficamos todos perante um grave dilema: SOBROU PÓLVORA!

Nesta altura todos os nossos soldados trocaram, preocupados, olhares entre si dizendo: "que fazemos agora!", "que fazemos agora!", bem sabendo que não era possível guardar pólvora, exceto em paiol, e que ela corria o sério risco de se estragar.

E foi neste momento de dificuldade e de aflição que, uma vez mais, o competente e generoso Comandante do GRHMA apresentou uma solução com foros salomónicos, que foi a seguinte: "vamos fazer alguns treinos e disparar as armas!".


E foi assim que, meu dito, meu feito, os valentes soldados do GRHMA se dedicaram a fazer um exercício de infantaria ligeira, que consistiu em formar uma fila indiana junto à esquina das Portas de S. Francisco e fazer, alternadamente, fogo de contínuo de proteção.

Depois de disparar, o soldado deslocava-se para o final da fila e procedia ao recarregamento da sua arma, até chegar novamente a sua vez de fazer fogo junto da esquina.

 

E foi deste modo que foi reposta a calma e a serenidade nas nossas tropas, tendo sido conseguido o objetivo de esgotar completamente o stock de pólvora!

Vejam lá os sacrifícios que fazemos em prol da segurança...


E, para terminar, falta apenas perguntar: onde está o Wally?

Bem, não se trata bem de uma pergunta, mas antes de um enigma, que é necessário deslindar, e que é o seguinte: qual é o nome do soldado que no decurso de todas as filmagens aproveitou a mínima pausa para se encostar às paredes, portas, janelas, etc?


Resta descobrir quem vai conseguir deslindar tão complicado enigma...



Autoria das imagens: Armando Rui e Carlos Marques.



Pedro Casimiro




Sem comentários:

Enviar um comentário