Caríssimos(as),
O passado final de semana ficou marcado por mais uma importante ação de divulgação turística e cultural de Almeida e de Ciudad Rodrigo, na já famosa Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se realizou entre os dias 13 e 17 do corrente mês de março.
Como vem sendo habitual, estas duas localidades raianas (portuguesa e espanhola) dinamizaram em conjunto um stand de promoção e de divulgação no decurso deste evento, que conta habitualmente com a presença de milhares de visitantes, nacionais e estrangeiros, tendo a edição deste ano sido uma das maiores realizadas.
Como não podia deixar de ser, o GRHMA também marcou presença neste evento!
Fazendo justiça à parceira que vem sendo desenvolvida há mais de uma década, entre a nossa associação cultural e o Município de Almeida, um considerável destacamento de nossos elementos histórico-militares e civis também marcou presença neste evento, no sentido não só da promoção e da divulgação do património histórico do concelho de Almeida, como também do projeto de promoção e divulgação histórico-militar e cultural em curso, cujo ponto anual mais alto se traduz habitualmente no nosso fantástico CERCO DE ALMEIDA, agendado este ano para os dias 23, 24 e 25 de agosto.
O périplo dos nossos elementos pelo recinto da BTL despertou a
curiosidade e o interesse dos muitos visitantes, tendo ainda sido
gratificante constatar que um número considerável dos mesmos já fazia
uma associação muito clara e concreta entre os nossos fardamentos e
atividade e o concelho de Almeida, como sendo local de eleição de eleição em Portugal, para assistir a uma recriação histórica simultaneamente apelativa e rigorosa.
Outro fator de distinção do GRHMA e do Município de Almeida nestas matérias traduz-se no esforço que fazemos, no sentido de fornecer ao público assistente o necessário enquadramento histórico e cultural, para as várias vertentes da atividade por nós desenvolvida, com intuitos eminentemente didáticos e pedagógicos.
E aqui temos o nosso camarada António Coelho a explicar com todos os pormenores e mediante a utilização de réplicas fidedignas, os mais diversos componentes do equipamento usados pelo soldado português do início do século XIX.
A vertente de divulgação de conhecimentos constitui um dos aspetos mais apelativos desta atividade, pois temos a perceção de que estamos a dar um contributo real e tangível no sentido de despertar o interesse pelo conhecimento e pelo estudo da História de Portugal, por um número considerável de cidadãos, servindo de complemento e de reforço ao trabalho desenvolvido nestas matérias pelo Ensino Público.
Foi igualmente gratificante a presença neste evento dos nossos camaradas da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, que fizeram igualmente uma ação de divulgação do respetivo evento anual na BTL (A Batalha do Vimeiro, agendada para os dias 19 a 21 de julho de 2019) e que fizeram uma chegada oportuna ao nosso stand, mesmo a tempo de partilhar um saboroso lanche...
O "faro" dos soldados nunca falha!
Autoria das imagens: Armando Rui
Pedro Casimiro
Sem comentários:
Enviar um comentário