terça-feira, 28 de maio de 2019

Escola do Soldado (Almeida e Freineda): 23 e 24-3-2019 - Reportagem fotográfica (4)

Caríssimos(as),

Uma reportagem fotográfica alusiva à Escola do Soldado nunca ficaria completa sem uma referência à antiga e formosa aldeia de Freineda!

 


Este ano e uma vez mais, foi feita uma prova de resistência das paredes das casas e aos muros da aldeia à base de tiros de canhão e ficou mais uma vez certificada e provada a qualidade da respetiva construção, que ficou (praticamente...) incólume.

Já o mesmo não se pode dizer dos vidros de algumas janelas da aldeia...mas isso são contas de outro Rosário...

 

Não foi fácil deter a vaga de invasores franceses, que por breves momentos enxamearam as ruas das aldeia de Freineda!

 

Todavia, os tiros certeiros dos experientes soldados de infantaria portuguesa foram suficientes para desencorajar as veleidades dos invasores franceses, que acabaram por sucumbir, embora só depois de duros combates corpo-a-corpo, em que por vezes foi necessário recorrer ao "trabalho de baioneta"!


E aqui podemos ver um dos melhores "remédios" para revigorar as forças e repor a perfeita saúde de um soldado, depois de uma manhã de duros combates: 

Uma boa aguardente DOC, da Adega Cooperativa da Lourinhã!
(cortesia da "Santa Nádia"...)

 

Não sabemos se foi por culpa da aguardente da Lourinhã, mas a certa altura os guerrilheiros portugueses em Freineda voltaram as suas "armas" contra o nosso Coronel de Engenharia.

Ás vezes acontecem coisas muito estranhas em combates urbanos...

 

No entanto, também havia civis portugueses "pacíficos" na aldeia de Freineda, como aqueles que podemos observar nas imagens supra (provavelmente, a aguardente não chegou para todos...).

 
 

Quem, sem qualquer margem para dúvidas, contribuiu para a harmonia musical deste evento foram os(as) nossos(as) amigos(as) da Banda de Música de Malhada a Sorda, que fazem parte integrante da Associação Musical Cultural e Desportiva Malhadense!

Fica aqui um renovado agradecimento e um grande Bem Haja, pela presença e participação desta associação cultural de Almeida neste evento, que tocou de uma forma exímia quer o Hino de Almeida, quer o Hino Nacional, contribuindo desse modo, e de uma forma relevante, para a solenidade e a dignidade da cerimónia de encerramento da Edição de 2019 desta nossa Escola do Soldado.

Fica também aqui um agradecimento à participação e colaboração neste evento das demais associações culturais e grupos participantes (Tiradores de Castilla, Arroyomolinos, Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, Brigada de Artilharia Naval e Guerra, Batalhão de Artilharia do Sobral e Guerrilha de Montagraço), sob a égide da Associação Napoleónica Portuguesa, ficando demonstrando uma vez mais que com a colaboração de todos é possível a realização de grandes eventos, com relevante impacto histórico-cultural.

Por último, mas não em último, é imperativo realçar uma vez mais o papel relevante e o contributo dado para este evento pelo Município de Almeida, bem como pela Junta de Freguesia de Freineda, demonstrando uma vez mais o profundo compromisso que existe no concelho de Almeida ao nível da promoção e da divulgação do património local e nacional.

ALMA ATÉ ALMEIDA!!! 

VIVA PORTUGAL!!!

Autoria das imagens: Carlos Marques e Armando Rui.


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário