sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Cerimónia evocativa em memória de camaradas falecidos: Almeida, dia 29 de agosto de 2020

(placa evocativa em memória ao Dr. Paulo Amorim, junto ao rio Côa),

Caríssimos(as),

Apesar de todas as condicionantes e contingências, no passado dia 29 de agosto foi possível realizar em Almeida uma singela, mas sentida, cerimónia evocativa, em memória dos múltiplos camaradas e amigos que, no seu tempo, deram muito de si a esta nossa atividade, em regime de voluntáriado, e a favor da promoção e da divulgação da História de Portugal.

Os camaradas falecidos que recordamos neste evento foram os seguintes:

- Orlando Borges (GRHMA - soldado do Regimento de Infantaria 23)

- Hugo Ribeiro (GRHMA - soldado do Regimento de Infantaria 23)

- Paulo Amorim (GRHMA - soldado do Arsenal)

- Sandra Alverca (GRHMA - civil)

- Eduardo Ferreira (AMBV - soldado do Regimento de Infantaria 19)

- Joaquim Loureiro (AMBV - soldado do Regimento de Infantaria 19)

- Fernando Rodrigues (AMBV - soldado do Regimento de Infantaria 19)

- Claude Roulet (Le Garde Chauvin - marin)


Este evento pretendia acima de tudo ser um momento de intimidade, a fim de, com algum recolhimento, fazermos um momento de luto em memória dos nossos queridos amigos que já partiram e que no caso do nosso querido amigo Fernando Rodrigues, falecido no início do ano e em pleno isolamento Covid, nem sequer foi possível acompanhar as respetivas cerimónias fúnebres.


Um grande Bem Haja a todos os familiares próximos daqueles nossos camaradas, pela presença em Almeida a fim de participarem nesta cerimónia, em especial às nossas amigas Maria Ivone, Maria Ferreira e Mónica Severino, que se deslocaram mais de 300 km para esse efeito.


No momento da deposição da respetiva coroa de flores, cada familiar do(a) camarada falecido(a) fez uma breve alocução evocativa, que resultou numa sucessão de momentos profundamente emotivos.


Devido às conhecidas contingências sanitárias, os nossos queridos camaradas franceses da Garde Chauvin não puderam estar presentes neste evento e acompanhar, como tenho a certeza absoluta que desejariam, este gesto simbólico evocativo da memória do nosso querido amigo Claude Roulet, falecido no dia 15 de novembro de 2019.

Je suis sûr, mes amis, que vous étiez avec nous en esprit dans ce moment et on aura, sans doute, des autres moments dans un futur proche, où on pourra partager des mémoires de notre bon ami Claude.




Foi também com especial prazer que, desde a primeira hora, constatamos a total adesão a este evento do executivo camarário do Município de Almeida, que esteve representado nesta cerimónia ao mais alto nível, bem como do nosso amigo Sr. Coronel Américo Henriques, que fez o especial favor de realizar uma alocução no início do evento, realçando, além do mais, todo o simbolismo associado à ponte do rio Côa, onde no dia 24 de julho de 1810 se travou um violento combate entre o Exército Luso-inglês e o Exército Imperial Francês.


Esta cerimónia pretendeu ser intima e carregada de simbolismo, e esses objetivos foram plenamente conseguidos. Tratou-se também de uma oportunidade para demonstrar, de uma forma pública, que os familiares destes camaradas falecidos não estão sozinhos na saudade e que da parte de todos os recriadores históricos existe um compromisso muito sério de manter viva a memória dos camaradas já falecidos.

Autoria das imagens: Carlos Marques, Armando Rui e Rui Campos.

Pedro Casimiro


1 comentário:

  1. “Compartilho da vossa dor. Minha homenagem e reconhecimento, com sentido respeito, aqueles que dignificaram a v/Instituição.”

    ResponderEliminar