terça-feira, 13 de março de 2012

Exposição do Museu Militar de Lisboa "200 Anos da Guerra Peninsular" - Associação Napoleónica Portuguesa(4)

(infantaria francesa e lanceiros polacos, ao serviço de Napoleão)



Caros amigos,

Aqui fica mais  um "post" relativo a este excelente evento em curso junto do Museu Militar de Lisboa (MML), desta vez relativo a um conjnto de imagens de algumas das fantásticas miniaturas que fazem parte de uma colecção particular (cujo titular desconheço, mas que gostaria de poder mencionar) e que foram cedidas graciosamente para este evento.

Só pela excelente qualidade deste material vale a pena uma visita ao MML!

(cavalaria pesada - carabineiros - e infantaria francesa)

Os carabineiros, juntamente com os couraceiros, formavam a espinha dorsal da cavalaria pesada francesa, que em mais do que uma ocasião decidiu o resultado final de uma batalha.

(cavalaria ligeira - mamelucos)

Roustam Raza foi o mais famoso guarda-costas de Napoleão. Foi um dos mamelucos que este trouxe do Egipto, juntamente com muitos outros que formaram uma unidade de cavalaria de elite, que fazia parte da sua Guarda Imperial e que prestaram bons serviços em muitas batalhas.

(infantaria inglesa de linha)

(infantaria inglesa - highlanders)

Os highlanders eram maioritariamente de origem escocesa e usavam em campanha o seu tradicional kilt. Depois de os enfrentarem em combate, os seus adversários deixavam de fazer "piadas" acerca da semelhança entre o kilt e a saia feminina...

(cavalaria pesada inglesa)

A carga de cavalaria dos famosos "Scots Greys", em Waterloo, ajudou a dizimar um corpo de exército francês (comandado por D'Erlon) que se preparava para assaltar a linha de batalha inglesa.

(visão geral)

Pedro Casimiro

Sem comentários:

Enviar um comentário