sexta-feira, 6 de maio de 2016

Feira Internacional de Turismo (Guarda), dia 5 de maio de 2016



Caríssimos(as),

No dia de ontem realizou-se a cerimónia de abertura da FIT, na Guarda, com a presença, designadamente, de Sua Excelência o Dr. António Costa, Primeiro-Ministro de Portugal. Este evento, que foi muito interessante e participado, contou com a presença de um número considerável de personalidades, de âmbito local e nacional, para além de representantes de Espanha e do Brasil, este último na qualidade de país convidado.


Conforme estava previsto, os elementos do GRHMA mostraram-se disponíveis para participar na organização de uma Guarda de Honra histórico-militar, no âmbito da cerimónia de abertura deste evento, o que fizeram com o seu habitual brio e dedicação.


Este evento traduziu-se e irá continuar a traduzir-se, numa oportunidade importante para a divulgação do Cerco de Almeida e do trabalho e investimento realizado nesse âmbito pelo respetivo Município e Executivo Camarário, bem como uma oportunidade para divulgar a atividade histórico-cultural desenvolvida pelo GRHMA, tendo em conta o elevado número de público assistente e de órgãos de comunicação social presentes.


E, claro está, uma parte importante do trabalho desenvolvido passou pela realização de várias formaturas!

Na imagem supra podemos ver o Comandante do GRHMA em posição de sentido, no decurso da visita do Sr. Primeiro-Ministro ao stand do Município de Almeida.


O nosso Sargento Joaquim Guedes, por seu lado, aproveitou esta oportunidade para exibir novamente do seu fardamento do Regimento de Milícias da Feira, desta vez acompanhado por um excelente exemplar de um "Chapéu Chinês", também designado por Sistro, que constitui uma peça que muitos poucos grupos de recriação histórica, a nível mundial, podem alegar ser possuídores!


O nosso amigo Armindo esteve de serviço à  nossa bandeira regimental, a qual, felizmente, não é tão pesada como o Sistro.


A formatura não foi só para os militares, já que as senhoras do nosso departamento civil também tiveram que aguardar (mais ou menos...) em sentido, a chegada do Sr. Primeiro-Ministro!


O nosso amigo Fernando Fonseca também se apresentou ao "serviço", a fim de participar neste evento, não querendo deixar por mãos alheias a "defesa" histórico-cultural da terra onde reside.


E aqui temos a nossa fotógrafa oficial, que se dedicou, com a sua habitual diligência e proficiência técnica, a documentar para a posteridade este evento!


As fotografias que calham sempre bem à nossa fotógrafa ocorrem quando a mesma se dedica a fotografar o nosso Comandante, que aqui podemos ver ao lado da Coordenadora do GRHMA, a Drª Paula Sousa.


E aqui podemos ver mais um exemplo de uma fotografia muito bem conseguida, com o nosso soldado Tó Soares e o Comandante do GRHMA.

Pelos vistos, o nosso soldado Tó Soares tem andado com algumas dificuldades para conseguir vestir a sua nova farda de soldado caçador, do Batalhão de Caçadores nº 6, pois umas vezes são as mangas que "encolhem" e outras vezes são as "abas" que não esticam. 

O problema é que já não se fazem tecidos como antigamente...


Aqui podemos ver algumas das senhoras do nosso departamento civil, a tentarem convencer a mascote da FIT a aderir ao GRHMA, com muitos mimos e abraços.

Esta técnica de recrutamento ainda não foi usada, mas pode vir a "pegar"...


Este evento contou com a presença de um elemento estreante nestas "andanças", a nossa (nova amiga...) Olímpia, que vamos tentar convencer a fazer a transição do departamento civil para o departamento militar, pois o nosso soldado Zé Manel está a precisar de companhia feminina...


Como habitualmente, tivemos a oportunidade de fazer mais um animado convívio, para marcar o encerramento da nossa participação neste evento, que se traduziu numa majestosa e deliciosa ceia (a hora do jantar já tinha passado há muito...), realizada num dos melhores restaurantes da cidade da Guarda e arredores!


Esta participação do GRHMA neste evento traduziu-se num perfeito sucesso, o que uma vez mais só foi possível graças à dedicação destes nossos elementos, que fizeram o favor de alterar compromissos pessoais, familiares e profissionais, a fim de participarem no mesmo.

Bem Haja!


Pedro Casimiro




Sem comentários:

Enviar um comentário