quinta-feira, 18 de maio de 2017

O concelho de Almeida e o GRHMA no Parlamento Europeu: dia 14 de maio de 2017


Caríssimos(as),

Conforme previsto, no passado final de semana concretizou-se a deslocação de uma considerável delegação de Almeida ao Parlamento Europeu, situado em Estrasburgo (França), a fim de, em associação com o Consulado Geral de Portugal, participar no chamado Dia Aberto do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu.



Como não podia deixar de ser, os soldados do GRHMA presentes neste evento despertaram o habitual interesse do público, com o seu caraterístico aprumo histórico-militar, de que foram reflexo as centenas (senão milhares...) de fotos que foram solicitados a tirar pelos múltiplos visitantes presentes.




Para além do GRHMA e de diversos representantes autárquicos, participaram nesta deslocação várias associações recreativas, culturais e de solidariedade social, sediadas de Almeida, visando divulgar o dinamismo social e cultural que existe neste concelho, em articulação com o Município de Almeida.




Esta deslocação traduziu-se também numa oportunidade soberana para divulgação de várias pérolas gastronómicas, típicas da Beira Alta e do concelho de Almeida!


Em dia subsequente à fantástica vitória no Festival Eurovisão da Canção, revelou-se apropriada e imperativa a presença de dois hábeis musicos portugueses neste evento, que muito contribuiram para a animação do mesmo!



Existiu ainda uma oportunidade soberana para visitar o hemiciclo do Parlamento Europeu, onde diversos parlamentares presentes estavam disponíveis para interagir com o público e responder a diversas questões que foram colocadas, principalmente alusivas ao papel do Parlamento Europeu na perspetiva mais ampla do projeto desenvolvido pela União Europeia.


E, como é óbvio, o nosso Comandante não desperdiçou esta oportunidade para colocar uma questão aos parlamentares europeus, no contexto da atividade histórico-cultural desenvolvida pelo GRHMA e relacionada precisamente com a promoção e divulgação do património histórico-cultural comum ao espaço europeu.



Nos poucos intervalos disponíveis, os nossos valentes soldados aproveitaram para saborear a cozinha local e fazer as inevitáveis comparações com a cozinha portuguesa (como é habitual, os "pratos" locais sairam sempre a perder, em termos comparativos com os nacionais...).


No dia 15-5-2017 a delegação Almeida deslocou-se à simpática localidade alsaciana de Mutzig, com quem a vila de Almeida se encontra geminada, a fim de reavivar laços de cooperação e de amizade.



Para além de uma calorosa cerimónia de receção e de boas vindas realizada na respetiva Câmara Municipal (Mairie), todos os elementos da delegação portuguesa tiveram ainda a oportunidade de fazer uma pequena visita guiada por alguns dos mais pitorescos marcos caraterísticos desta localidade.

O balanço global desta iniciativa e do tempo despendido na realização da mesma não pode deixar de considerar-se como tendo sido muito positivo, na perspetiva da promoção e da divulgação do concelho de Almeida, fruto de uma conjugação do trabalho e dos esforços de múltiplas pessoas e de diversas entidades, interessadas na promoção do desenvolvimento desta região.

Bem haja aos bravos e generosos soldados do GRHMA (Armindo, Guedes, Rui Nabais, Rui Silva, Palanca e Tó), que se dispuseram a fazer esta longa viagem e colaborar na realização deste evento!


Autoria das fotos: Armindo, Tó, Patrícia.


Pedro Casimiro






Sem comentários:

Enviar um comentário