domingo, 8 de abril de 2018

IV Recriação Histórica dos Cercos de Saragoça: dias 28 e 29 de abril de 2018


Caríssimos(as),

Aproxima-se a data da realização de um importante evento histórico-cultural, que terá lugar entre os próximos dias 28 e 29 de abril de 2018, na lindíssima e cheia de história cidade espanhola de Saragoça!

Trata-se da 4ª edição desta recriação histórica, onde está prevista a presença de mais de quatrocentos recriadores históricos provenientes de toda a Europa, num evento que se destina a evocar a memória dos dois importantes e sangrentos CERCOS, ocorridos no decurso do ano de 1808 (o segundo cerco terminou no mês de fevereiro de 1809), que deixaram gravados para sempre na memória coletiva dos habitantes desta cidade, e na História de Espanha, relatos de heroicidade e de dedicação à Pátria.

O que talvez muitos desconhecem é que houve muitos portugueses que lutaram nestes cercos!

Na verdade, um número considerável (cerca de 500) de soldados portugueses que, no mês de fevereiro de 1808 e mais ou menos à força, tinham sido integrados na recém formada Legião Portuguesa, (que passou a ser uma das muitas unidades estrangeiras integradas no Exército Imperial Francês) desertou das fileiras francesas e passou a ajudar os nossos vizinhos espanhóis na defesa das muralhas e das barricadas de Saragoça, no decurso dos cercos. As unidades militares portuguesas que participaram na defesa de Saragoça foram o Regimento de Infantaria nº 5 e o Batalhão de Caçadores nº 3.

Aliás, este ano está prevista a realização de uma cerimónia evocativa do contributo destes soldados portugueses na defesa de Saragoça, à qual o GRHMA não podia faltar! 

Este evento irá ser organizado pelos nossos amigos dos Voluntários de Aragon, sob a direção do nosso amigo D. Luis Sorando, o que constitui uma garantia de qualidade e converte este evento num acontecimento de visita obrigatória, para todos os amantes da História de Portugal e de Espanha.


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário