terça-feira, 3 de abril de 2018

O "Render da Guarda" nas Portas de Almeida


Caríssimos(as),

No passado fim de semana realizou-se em Almeida mais uma edição do chamado 
"Render da Guarda"!

Trata-se de um evento com periodicidade mensal, no âmbito do qual quer os nossos soldados, quer os nossos elementos civis, se disponibilizam para colaborar na recriação de quadros históricos na vila de Almeida, associados designadamente à colocação de guardas e sentinelas nas portas principais da fortaleza, sendo usualmente utilizadas para este efeito as chamadas Portas de S. Francisco.




E aqui estão alguns dos nossos valentes soldados, de guarda às Portas!

Como se costuma dizer, as imagens não enganam e estas imagens ilustram claramente que estamos perante soldados histórico-militares experientes e operacionais, como se pode deduzir das respetivas posturas e atitude marcial.



O que também não pode faltar são os desfiles histórico-militares!

E desfiles houve e muitos, pois se há uma coisa que os soldados histórico-militares gostam de fazer é, precisamente, marchar...


E aqui temos mais um quadro de época típico, que é uma moçoila a meter conversa com um soldado, enquanto este está de serviço de sentinela.
(ainda bem que o Tózinho estava fora, em serviço...)



Está em causa, de facto, mais uma atividade e um contributo importante do GRHMA, em estreita colaboração, com é habitual, com o Município de Almeida, associado à animação e ao enquadramento histórico-militar da fortificação abaluartada, única e singular, existente no concelho de Almeida, que é sempre do agrado dos turistas e dos visitantes da fortaleza.

Este tipo de atividades, promovidas de uma forma regular e distribuídas ao longo do ano, é também importante numa dupla dimensão: contribui para uma promoção sustentada do chamado Turismo Cultural, na vertente do Turismo Histórico-militar, ao promover a animação de um espaço físico e permitir uma melhor interpretação e compreensão do mesmo, em termos do respetivo enquadramento histórico, como também por via da promoção das vertentes lúdica e pedagógica, de uma forma mais assídua e regular.

Bem haja a todos os elementos do GRHMA que estiveram disponíveis para colaborar em mais esta importante iniciativa!


Autoria das imagens: Armando Rui e Carlos Marques.



Pedro Casimiro





Sem comentários:

Enviar um comentário