segunda-feira, 30 de abril de 2018

IV Recriação Histórica dos Cercos de Saragoça (28-29 de abril de 2018) - Reportagem fotográfica(1)


 

Caríssimos(as),

Aqui ficam algumas imagens que provam que os portugueses tiveram honras de primeira página, durante o evento de Saragoça!


Na verdade, apesar de ser certo e seguro que estiveram neste evento mais de 400 excelentes recriadores históricos provenientes de toda a Europa, a imprensa local optou por destacar uma imagem que retrata os nossos valentes soldados portugueses (onde estavam integrados elementos do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida GRHMA e da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro AMBV), durante um assalto às barricadas, numa ação de combate histórico-militar que provocou o caos e o pânico nas fileiras adversárias!

E aqui fica um pequeno VIDEO, que ilustra alguns dos treinos matinais, que os nossos soldados tiveram de fazer e que depois tantos e tão bons resultados deram durante este evento.


Assistir ao desfraldar da Bandeira Portuguesa é sempre um prazer especial e singular que desfrutamos no decurso deste tipo de eventos, sendo além disso um gesto sempre muito apreciado pela comunidade emigrante portuguesa, que reside ou se encontra nas localidades onde se realizam estes acontecimentos culturais.

Tivemos uma prova deste facto precisamente neste evento, quando fomos abordados por um compatriota nosso que trabalha e reside em Saragoça há mais de 10 anos, e que nos disse que ficou arrepiado quando viu a Bandeira Portuguesa ser içada na Plaza del Pilar e ouviu o Hino Nacional Português a ser entoado pelos nossos soldados histórico-militares.

Foi também para nós gratificante ouvir estas palavras deste nosso compatriota, pois o nosso trabalho também tem por objetivo levar o nome de Portugal, a nossa Cultura e a nossa História, aos países onde os nossos emigrantes, por motivos vários, residem e/ou trabalham, recordando alguns dos motivos pelos quais é legítimo ter orgulho de ser português.


A cerimónia oficial de abertura do evento foi realizada na magnífica e magestosa Plaza del Pilar, com a presença de representantes municipais e de diversas autoridades públicas.

Na imagem supra podemos ainda ver o nosso amigo D. Luís Sorando que esteve na liderança deste evento, na sua dupla qualidade de Presidente da Associação Napoleónica Espanhola e da Associação Histórico-Cultural Voluntários de Aragon.

Aqui ficam sinceros agradecimentos e felicitações aos nossos amigos Luís, Mariano e a todos os elementos dos Voluntários de Aragon ligados à organização deste evento, pelo esforço incansável que fizeram para que o mesmo fosse um sucesso. Estes nossos camaradas e amigos são um exemplo da dedicação e da generosidade que podemos encontrar neste tipo de eventos, em que cidadãos voluntários trabalham arduamente para garantir a promoção das suas regiões e a divulgação da História do seu país.


Uma das particularidades deste evento esteve associada à realização de vários desfiles histórico-militares, que percorreram muitas das ruas da cidade de Saragoça.


Aliás, estes desfiles constituíram um pretexto não só para exercitar os nossos soldados, como também para exibir as fantásticas bandeiras histórico-militares do contingente português!



Outra particularidade deste evento esteve associada ao considerável número de público que acompanhou este evento, formando uma moldura humana significativa e entusiasta pela História de Espanha e pela História e Tradições da cidade de Saragoça.



Os combates realizados nas ruas da cidade traduziram-se numa oportunidade para o contingente português dar mostras públicas de sua perícia, em termos histórico-militares.



Para além dos combates histórico-militares realizados nas ruas da cidade, a recriação histórica do assalto ao Palácio de Aljafería constituiu um dos pontos altos deste evento.



Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário