sexta-feira, 25 de maio de 2018

"1810 e os Mistérios da Queda de Almeida" (Aldeias Históricas de Portugal em Festa): Reportagem fotográfica

(Reconstituição possível dos traços fisionómicos do Coronel Francisco Bernardo da Costa e Almeida, realizada por um artista plástico seu descendente)

Caríssimos(as),

Almeida demonstrou uma vez mais que está na Vanguarda!


No passado final de semana realizou-se em Almeida um conjunto de momentos histórico-culturais fantásticos, que constituem mais um sinal indelével da evolução qualitativa registada nesta matéria, no concelho e vila de Almeida

O mote para este evento esteve associado à evocação da memória do Coronel Francisco Bernardo da Costa e Almeida, que exercia o cargo de Tenente-rei da vila de Almeida em 1810, por alturas do Cerco realizado pelo Exército Imperial Francês, sob o comando de André Massena, e que presidiu à capitulação da fortaleza, na sequência da desastrosa explosão do paiol ocorrida no decurso desse Cerco.

A condenação e posterior execução do Coronel Francisco Bernardo da Costa e Almeida, na sequência da capitulação da fortaleza de Almeida, traduziu-se num processo muito pouco transparente e com foros de premeditação, no sentido da angariação de um "bode expiatório", associado ao trágico episódio da tremenda explosão que abalou Almeida, no dia 26 de agosto de 1810.


Nesta medida, é de louvar o investimento e o esforço desenvolvido pelo Município de Almeida, associado à organização deste evento, para o qual foram convidados todos os descendentes conhecidos do Coronel Francisco Bernardo da Costa e Almeida e a quem foram entregues, numa cerimónia formal, penhores representativos do reconhecimento e do respeito que é devido a um homem que serviu com zelo e dedicação a sua Pátria.

 

O epicentro deste evento esteve no fantástico Museu Histórico-militar de Almeida, que constitui um exemplo verdadeiramente único, a nível nacional, de promoção da História Viva e da interação entre o património cultural e a sociedade, em especial com referência ao início do séc. XIX e ao período das Invasões Francesas.

 


Decorreram nas instalações deste Museu múltiplas e interessantes iniciativas, durante todo o final de semana, que se traduziram em oportunidades singulares de promoção e de divulgação cultural para o numeroso público presente neste evento.

 

Os elementos do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida (GRHMA), por seu lado, mostraram uma vez mais a sua versatilidade e a sua disponibilidade para colaborarem com o Município de Almeida, marcando não só uma presença maciça neste evento, como também dando um contributo relevante para o respetivo sucesso!

 

Existiram também múltiplas oportunidades para a criação de quadros típicos de época, como aqueles que traduziram no convívio social entre elementos civis e histórico-militares!

 

Este evento contou com a presença de um público numeroso, bem como de famílias ávidas pela aquisição de conhecimentos histórico-culturais, para transmissão às gerações mais jovens!


 
Momentos de teatralização de rua também não faltaram neste evento, em especial no período noturno, com o percurso de diversas artérias do centro histórico da vila de Almeida.

 

Bem como momentos lúdicos muito interessantes, associados à realização de representação de episódios históricos, mediante a utilização da arte intemporal do teatro de fantoches.

 

E, como não podia deixar de ser, os exímios(as) bailarinos(as) do GRHMA tiveram ainda oportunidade de ensinar alguns graciosos passos de dança típicos do início do séc. XIX, aos elementos do público presente!


Muito mais haveria que dizer e muito mais imagens haveria para aqui colocar, referentes a um evento que de facto maravilhou todos(as) quantos(as) tiveram o privilégio de a ele assistir!

É devido por isso o devido reconhecimento a toda a equipa do Município de Almeida e a todos os elementos do GRHMA, que participaram e estiveram associados à realização deste excelente momento cultural, que revela que Almeida tem muito para oferecer a este nível, para além dos já conhecidos eventos de cariz estritamente histórico-militar.

Será ainda justo e devido destacar a contribuição para o sucesso deste evento, que teve a nossa amiga Paula Sousa (imagem supra, ao lado de um dos descendentes do Coronel Francisco Bernardo da Costa e Almeida), pela sua dedicação e trabalho incansável a favor da "causa".


ALMA ATÉ ALMEIDA!


Autoria das imagens: Armando Rui e Teatro do CalaFrio.



Pedro Casimiro




Sem comentários:

Enviar um comentário