terça-feira, 30 de abril de 2019

Contienda en Ciudad Rodrigo - Recriação Histórica (dias 5, 6 e 7 de abril de 2019) - Reportagem fotográfica & VIDEO

Caríssimos(as),

O final de semana de 5 a 7 de abril de 2019 coincidiu com a realização de um interessante acontecimento cultural, na magnifica localidade espanhola de Ciudad Rodrigo, para onde convergiram várias dezenas de recriadores históricos, de vários países.

Esta localidade, estrategicamente situada junto à fronteira portuguesa e à vista de Almeida, foi palco de múltiplos e dramáticos acontecimentos no decurso da chamada Guerra Peninsular, entre os quais avultou o Cerco de Ciudad Rodrigo de 1812 (realizado entre os dias 7 e 20 de janeiro de 1812), que marcou a tomada da fortaleza aos franceses, que por sua vez a tinham conquistado aos espanhóis no ano de 1810.

A conquista, nesta data, de Ciudad Rodrigo pelo exército luso-inglês, liderado pelo general Wellington, marcou o princípio do fim da ocupação do território espanhol por parte do exército imperial francês, cuja retirada definitiva da Península Ibérica viria a ocorrer no ano de 1813, na sequência da memorável Batalha de Vitória.

 

As ruas de Ciudad Rodrigo deram o enquadramento perfeito, para as marchas e os diversos combates histórico-militares.

 

E, como não podia deixar de ser, os valentes soldados histórico-militares do GRHMA não deixaram os seus créditos por mãos alheias e mostraram em campo as suas aptidões e capacidades histórico-militares!

 

Os nossos artilheiros, por seu lado, puseram à prova a resistência das muralhas de Ciudad Rodrigo, tendo ficado provado que, decorridos mais de 200 anos, as mesmas ainda são seguras e capazes de resistir a novos cercos!

 

Agora que a nossa amiga Bia se apanhou com uma arma na mão, vão ser diminutas, senão mesmo irrisórias, as probabilidades de vitória do lado francês...

 

Aqui ficam felicitações à organização deste interessante evento, em especial ao Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo, à ADECOCIR, bem como a todas as pessoas e entidades que, direta ou indiretamente participaram na organização deste evento, designadamente os nossos(as) amigos(as) dos Tiradores de Castilla, pelo esforço desenvolvido e pela receção dispensada aos recriadores históricos. 

Ficou uma vez mais provado que em Ciudad Rodrigo continua a existir uma preocupação e um interesse sério na preservação e na divulgação do respetivo património histórico e cultural. Da nossa parte fica o compromisso de continuar a dar o contributo que for possível, para o sucesso desse esforço de preservação e de divulgação.

E aqui fica um magnífico VIDEO alusivo a este evento!


Autoria das imagens: Armando Rui e Roberto Garcia.


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário