segunda-feira, 1 de abril de 2019

Escola do Soldado (Almeida e Freineda): 23 e 24-3-2019 - Reportagem fotográfica (1)

Caríssimos(as),

Nos passados dias 23 e 24 de março de 2019 deu-se a abertura oficial, do período da época das Recriações Históricas alusivas ao período da Guerra Peninsular, em Portugal!

E como já vem sucedendo há mais de uma década, essa abertura ocorreu na formosíssima e histórica fortaleza de Almeida, pérola e estrela da Beira Alta, para onde convergiram todas as 4 associações de recriação histórica nacionais, que presentemente integram a entidade federativa Associação Napoleónica Portuguesa (ANP) e que se dedicam à participação em eventos evocativos das chamadas Invasões Francesas, e que são as seguintes:

- Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida (GRHMA)
- Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV)
- Associação Portuguesa de Recriação Histórica / Brigada de Artilharia Naval e Guerra (BANG)
- Associação de Cultura e Recreio de 13 de Setembro de 1913 / Brigada de Artilharia do Sobral (BAS).

Aliás, no dia 23 (sábado), realizou-se a eleição dos novos corpos sociais da ANP onde acabaram por ficar integrados representantes de todas as supra referidas associações, aos quais são devidas felicitações e desejos de continuação de um excelente trabalho, em prol da promoção e da divulgação desta parte importante deste património histórico-cultural nacional.
 
 

Um dos primeiros e principais atos deste eventos esteve relacionado com a evocação do recente falecimento da nossa querida companheira e amiga Sandra Alverca.

 Aqui podemos ver a singela cerimónia de colocação da fotografia desta nossa querida amiga na sede do GRHMA, no espaço que dedicamos à evocação da memória dos nossos queridos camaradas e amigos já falecidos. Para além da nossa amiga Sandra, existem já neste espaço imagens evocativas dos nossos queridos amigos e companheiros já falecidos Paulo, Hugo e Orlando.

Uma das missões do GRHMA está associada à preservação e à evocação da memória destes nossos queridos elementos, registando para a posteridade o trabalho e o esforço por eles também desenvolvido em prol de Almeida e em prol da História de Portugal.

 

Depois do habitual desfile pelas ruas da vila, os recriadores históricos presentes convergiram para o cemitério de Almeida, com vista à colocação das coroas de flores e da realização dos tiros de salva, em memórias destes nossos elementos.


Também na sepultura do nosso camarada Paulo Amorim foi colocada a habitual coroa de flores.


Aqui temos os nossos associados que porventura terão sentido mais profundamente estes momentos, que foram o marido (o nosso camarada Mário Alverca, cabo de esquadra do Regimento de Artilharia nº 4) e o filho (o nosso camarada Alexandre Alverca, soldado no mesmo regimento) da nossa querida companheira Sandra.

Constitui nosso compromisso inabalável o de continuar a prestar todo o apoio possível a estes nossos  companheiros, no intuito de tentar, de alguma maneira, ajudá-los a continuar a ter o ânimo necessário para enfrentar tão dura e tão difícil conjuntura familiar.

Autoria das imagens: Carlos Marques.


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário