sexta-feira, 12 de julho de 2019

Arquivo Histórico do GRHMA: deslocação a Mielan (França), entre 30 de junho e 1 de julho de 2012

Caríssimos(as),

Estão a circular na internet algumas imagens relacionadas com um evento em que o GRHMA participou há alguns anos e que parecem ser uma oportunidade interessante para abordar um pouco acerca da História da nossa associação cultural, principalmente em benefício dos nossos associados mais recentes, para todos entendam de onde vimos e para onde queremos ir!

Trata-se do evento realizado em Mielan (França), no ano de 2012.


Este evento teve várias particularidades, uma das quais esteve relacionada com o facto de envolver uma viagem rodoviária noturna até à simpática localidade francesa de Mielan, situada no sul de França, em que os nossos valentes soldados se revezaram ao volante das viaturas de transporte durante alguns milhares de quilómetros, para permitir uma chegada ao destino pela madrugada.


Claro está que este esforço teve o seu custo e ele era só ver os nossos soldados caídos pelos parques de Mielan a dormir, durante o dia da chegada...


Mas havia sempre algumas exceções, como é o caso do nosso camarada Alves, que domina com mestria a habilidade de dormir (quase...) em pé.


O nosso camarada Coelho, por seu lado, não dispensava, pelo menos, um apoio para a cabecinha para dormir, enquanto os seus companheiros enchiam cartuchos...
 

E aqui temos o Comandante do GRHMA, cuja aparência poderia ser exatamente a mesma, não fosse o facto de atualmente estar ainda mais careca...


Um dos nossos soldados que melhorou, e muito, desde Mielan foi o nosso companheiro Palanca, que na imagem supra podemos ver com o braço ao peito, depois de uma breve visita ao Hospital.

E tudo por culpa de um ataque de surpresa de um Presunto Selvagem!

 

Apesar da penosidade da viagem, este evento proporcionou agradáveis momentos de convívio com os nossos camaradas franceses, entre os quais avultam os nossos queridos amigos da Garde Chauvin.



Esta é também uma oportunidade para recordar um dos elementos fundadores do GRHMA, que é o nosso querido camarada e amigo Paulo Amorim, que faleceu no dia 17 de maio de 2014 e que podemos ver na imagem supra.

O Paulo tinha uma alegria contagiante e teve um papel importante, durante vários anos, ao nível do desenvolvimento da atividade do GRHMA e é sem dúvida também graças a ele que foi possível a evolução registada no grupo.

Este camarada não foi e nunca será por nós esquecido.

 

Outro camarada recentemente falecido e que conviveu connosco em Mielan foi o nosso querido amigo Claudy Naudy, que podemos ver nas imagens supra. Foram várias as oportunidades em que tivemos o especial prazer de encontrar o Claudy em múltiplos eventos culturais, em vários pasíses, que deram origem a  uma amizade e a um carinho que perdura até hoje.

Este homem também tem o seu lugar nas crónicas do GRHMA.


Este foi apenas um, entre muitos, eventos em o GRHMA cumpriu com sucesso a sua missão!

E este o caminho que nós queremos, e que sem qualquer dúvida vamos continuar a seguir, que é o de acumular sucessos em benefício da promoção e da divulgação do património histórico-cultural de Portugal e de Almeida, mediante a organização e/ou participação em eventos culturais realizados em Portugal e em qualquer país da Europa ou mesmo do Mundo!

E é também este o saber acumulado e os pergaminhos que estamos disposto a partilhar e a oferecer sem pedir qualquer contrapartida àqueles que, com lealdade, pretendem trilhar e partilhar connosco este caminho!



Pedro Casimiro




Sem comentários:

Enviar um comentário