segunda-feira, 15 de julho de 2019

Evento: Valença na 2ª Invasão Francesa (13-7-2019) - Reportagem fotográfica


Caríssimos(as),

Como já era previsível, no passado sábado a fantástica localidade minhota de Valença foi palco de um excelente evento histórico-cultural!


Os elementos histórico-militares, de infantaria e de artilharia, e os elementos civis do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida (GRHMA) convergiram para a bem conservada e cheia de História fortaleza abaluartada de Valença, no passado dia 13 de julho, a fim de participarem no evento evocativo do papel desempenhado por esta localidade do decurso da chamada 2ª Invasão Francesa de Portugal.

Este evento foi marcado por registos específicos, que pretendem traduzir a evolução que pretendemos imprimir à atividade do GRHMA a nível histórico-cultural, refletindo a necessária evolução e adaptação que esta atividade pode e deve ter, para responder às circunstâncias e às necessidades hodiernas, na dupla vertente da promoção do património histórico nacional e local, e da promoção e do desenvolvimento turístico das localidades, com os consequentes benefícios económicos e sociais, especialmente dirigidos às localidades do interior e com baixa densidade populacional.

Foi neste contexto que surgiu a parceria que esteve subjacente a este evento, entre os Município de Almeida e de Valença, bem como a forte aposta nas componentes pedagógicas e didáticas, associadas ao mesmo em benefício do público assistente, onde existiu uma predominância considerável de público espanhol.

 

A indispensável cerimónia do içar da Bandeira Nacional e toque do Hino Nacional, nos Paços do Concelho em Valença marcou o início do evento, à semelhança do que sucede com a quase totalidade dos eventos organizados pelo GRHMA.

Este tipo de eventos culturais traduz-se, além do mais, numa oportunidade para celebrar a aquilo que nos singulariza e nos distingue como Portugueses, ou seja, a nossa História, os nossos Costumes, as nossas Tradições e a nossa Língua, bem como uma reafirmação de valores e de princípios comuns.


Os indispensáveis desfiles histórico-militares foram uma constante durante todo o evento, para gáudio dos nossos soldados, pois aquilo que eles verdadeiramente apreciam é marchar pelas ruas com as suas armas, as suas peças de artilharia e demais equipamento, devidamente ataviados e com os metais a brilhar...

 

E quando toca a desfiles, nada há melhor do que visualizar as simpáticas e elegantes damas do Departamento Civil do GRHMA, a deslizarem pelas ruas nos seus vestidos de época!

 

Um dos fatores relevantes deste evento esteve associado à instalação das chamadas Oficinas Didáticas, através das quais o público teve uma oportunidade singular para questionar os nossos soldados acerca do significado, do sentido e do enquadramento histórico e social da atividade desenvolvida pela nossa associação.

É um facto por nós notado há vários anos que esta vertente didática e pedagógica é muito apreciada pelo público, em especial pelo público mais jovem, colmatando algumas lacunas ao nível do conhecimento e da divulgação de um episódio tão relevante e marcante para a História de Portugal, como foi o caso das chamadas Invasões Francesas, ocorridas no início do século XIX.

 

E neste âmbito um dos melhores comunicadores que temos é o nosso cabo de infantaria António Coelho, que tem o condão de conseguir juntar pequenas multidões à sua volta!

Aliás, mesmo durante um período em que ocorreu um pequeno aguaceiro, as pessoas que estavam a assistir à exposição feita por este nosso camarada não arreadaram pé, limitando-se a abrir os guarda-chuvas e a continuar a ouvir com toda a atenção as suas palavras!


Por outro lado, nem só de militares vivem as Oficinas Didáticas!

E para demonstrar este facto este evento contou com o contributo das simpáticas damas do nosso Departamento Civil, que se dedicaram a explicar e a demonstrar os motivos pelos quais conseguem usar com a máxima elegância os seus vestidos de época, em uso comum no início do século XIX.

 
 
Existiu também uma oportunidade para apresentar individualmente os nossos soldados ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Valença, ao Sr. Alcalde do Ayuntamiento de Tui, bem com ao Sr. Vice-presidente da Câmara Municipal de Almeida.

Quer o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Valença, quer toda equipa do Município de Valença receberam-nos de braços abertos e acolheram-nos com a melhor hospitalidade possível, dando reiteradas e sinceras provas de interesse e de reconhecimento pela atividade cultural por nós desenvolvida no decurso deste evento.


As demonstrações de tiros de infantaria e de artilharia foram uma constante no decurso deste evento...ainda bem que estava disponível uma quantidade adequada de pólvora para este efeito. 





Um serviço de guarnição a uma fortaleza abaluartada só fica completo com a instalação de um número suficiente de sentinelas e de rondas pelas ruas...que são precisamente os tipos de serviços que os nossos soldados histórico-militares adoram e não prescindem de fazer, sempre com o maior prazer possível...


Para além do interesse do público, este evento despertou igualmente o interesse de diversos órgãos de comunicação locais e regionais, portugueses e espanhóis, facto que se traduziu em múltiplas oportunidades para a divulgação do projeto histórico-cultural que já há mais de uma década vem sendo desenvolvido pelo GRHMA no concelho de Almeida, sob a égide do Município de Almeida.


Este evento traduziu-se, sem qualquer margem para dúvidas, num sucesso a vários níveis!

Ficam aqui sinceros agradecimentos pela simpatia, acolhimento e hospitalidade dispensados ao GRHMA por parte do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Valença, o Sr. Dr. Jorge Salgueiro Mendes, bem como pelo respetivo Executivo Camarário.

É devido um agradecimento aos habitantes de Valença pela permanente simpatia demonstrada e a todas as pessoas e entidades, públicas e privadas que, a nível logístico e administrativo, contribuíram para que este evento fosse possível, incluindo a Polícia de Segurança Pública, a Associação Napoleónica Portuguesa e a Associação Portuguesa para a Preservação e Estudo de Armas Históricas.

É devido um agradecimento especial aos nossos amigos Tiago e Belisa, pelo apoio permamente e pela total disponibilidade e amabilidade com que nos receberam e acolheram em Valença.

Por último, mas não em último, é devido um reconhecimento especial e muito significativo a todos os elementos civis e histórico-militares do GRHMA pelo trabalho e pela dedicação investidos na organização e na participação em mais este evento, que foi sem dúvida mais uma expressão de vitalidade e do interesse dos nossos associados no futuro deste nosso projeto histórico-cultural.

Autoria das imagens: Carlos Marques.


Pedro Casimiro




Sem comentários:

Enviar um comentário