quarta-feira, 24 de julho de 2019

Evento: Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro (19-21/7/2019): Reportagem Fotográfica

 Caríssimos(as),

No passado final de semana as tropas portuguesas convergiram uma vez mais para o concelho da Lourinhã, para renovar a memória da Batalha do Vimeiro!

 

As cerimónias de içar da Bandeira Nacional e de toque do Hino Nacional são uma parte integrante e indispensável em qualquer evento realizado sob a égide dos grupos que fazem parte da Associação Napoleónica Portuguesa.

 

Os combates histórico-militares são sempre antecedidos por um convívio entre os recriadores históricos, o que desta vez foi realizado na famosa Praia da Areia Branca, na Lourinhã.


Os soldados e as suas companheiras não prescindiram de fazer alguns passeios na areia, mesmo trajados com as suas habituais e refrescantes fardas, feitas em grossa lã...


O nosso camarada e recriador histórico veterano José Palomera marcou, uma vez mais, presença neste evento, onde deliciou os presentes com a sua habitual perícia musical.

  

Este nosso camarada teve também a amabilidade de atribuir duas prestigiantes medalhas francesas da Legião de Honra neste evento, alusivas ao mérito no âmbito da recriação histórica, a mim próprio e ao Sr. Presidente da Associação Napoleónica Portuguesa, para além de ter recebido ele próprio uma medalha de mérito, conferida pela ANP.

Este foi mais um sinal inequívoco da camaradagem e da amizade que está subjacente a este tipo de eventos e que envolve os intervenientes das mais diversas nacionalidades que se dedicam a esta atividade cultural, onde impera uma genuína vontade de partilha e de divulgação de um património histórico comum, único e relevante, onde a animosidade do passado foi completamente substituída pela cordialidade e pelo companheirismo do presente.

 

Sem desprimor para ninguém e com total imparcialidade e isenção (ou não...) é possível afirmar que os soldados históricos-militares e os elementos do Departamento Civil do GRHMA deram uma vez mais provas de qualidade em termos operacionais e de rigor.

 

O combate noturno teve a habitual espetacularidade e agitação, que foi tanto do agrado dos recriadores históricos, como do público presente.


Fica aqui um grande Bem Haja aos nossos(as) companheiros(as) da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, pelo acolhimento dispensado aos elementos do GRHMA e pelo esforço e dedicação dispensados na organização deste excelente evento!


Autoria das imagens: Carlos Marques, Fernando Rodrigues e José Palomera.


Pedro Casimiro





Sem comentários:

Enviar um comentário