terça-feira, 1 de outubro de 2019

Cerimónia Evocativa do 209º Aniversário da Batalha do Bussaco (27-9-2019) - Reportagem fotográfica

Caríssimos(as),

No passado dia 27 de setembro realizou-se a habitual cerimónia evocativa da Batalha do Bussaco.


E também uma vez mais, esta cerimónia contou com a presença da maior parte dos grupos e associações que integram a Associação Napoleónica Portuguesa (Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro e a Associação de Cultura e Recreio 13 de Setembro de 1913), facto que constitui mais um reflexo da proximidade e da parceria existente entre a ANP e o Exército Português, ao nível da promoção e da divulgação do património histórico-militar de Portugal.

Trata-se igualmente de um evento relevante ao nível da evocação da memória dos sacrifícios suportados pelo Povo Português no início do século XIX, em defesa da sua Liberdade e em defesa daquilo que o distinguia como Nação, ou seja, da sua História, das suas Tradições e da sua Cultura, em suma, da sua identidade comum.

Estes são essencialmente os motivos pelos quais a esmagadora maioria das cidadãs e dos cidadãos portugueses que integram estas associações culturais, continuam a investir o seu tempo e algum do seu património pessoal nesta atividade cultural, e na participação neste tipo de eventos.

 

A presença neste evento do habitual destacamento de cavalaria (Dragões) permitiu a representação dos três principais ramos do Exército, tipicos do início do século XIX: infantaria, cavalaria e artilharia.

 

Outro procedimento que já é tradicional é o desfile histórico-militar e religioso entre o Museu Militar do Bussaco e o Terreiro do Monumento.

 

O cortejo e a cerimónia religiosa contaram a presença este ano do Reverendíssimo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.

 

A cerimónia deste ano foi singular também pelo facto de ter sido marcada por um abundante nevoeiro, que contribuiu para proteger as forças em parada dos incómodos do sol.

 

As autoridades civis e militares presentes assistiram uma vez mais à deposição das coroas de flores, em memória dos soldados caídos em combate, de todas as Nações representadas nesta batalha.

 

Como não podia deixar de ser, o encerramento do evento ficou marcado pelas demonstrações de tiro por parte os destacamentos histórico-militares da ANP ali presentes.

 

Outra das estreias deste evento esteve associada à presença do destacamento da Companhia de Artilharia do Sobral acompanhada da sua novíssima e excelente peça de artilharia de campanha, que sem dúvida constitui um reflexo da dedicação e do empenho da Associação de Cultura e Recreio 13 de Setembro de 1913 nesta atividade cultural e na promoção e divulgação do riquíssimo património histórico-cultural de Sobral de Monte Agraço.


E aqui temos alguns dos soldados histórico-militares mais elegantes, que estiveram neste evento  que, naturalmente, eram elementos do GRHMA!


Fica aqui uma vez mais uma nota de agradecimento a todos os nossos associados (incluíndo aqueles que não estão representados na imagem supra) que se dispuseram a participar nesta deslocação ao Bussaco e a participar nesta cerimónia, preterindo e abdicando dos seus habituais compromissos pessoais e profissionais.

Bem Haja a Todos!


Autoria das imagens: Carlos Marques


Pedro Casimiro




Sem comentários:

Enviar um comentário