quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Jantar Temático Evocativo da Batalha do Bussaco: Mortágua (28-9-2019) - Reportagem fotográfica


Caríssimos(as),

O passado dia 28 de setembro, em Mortágua, converteu-se num dia especial!


Na sequência do amável convite que o GRHMA recebeu do Município de Mortágua, fizemos uma deslocação à sede deste concelho a fim de colaborarmos num interessante evento  histórico-cultural, em que o mote foi a evocação da memorável Batalha do Bussaco, cujas cerimónias oficiais se tinham realizado no dia anterior, no Terreiro do Monumento, na Mealhada.

Este evento em Mortágua enquadrava-se numa iniciativa cultural mais ampla, desenvolvida sob a égide da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM  Coimbra), que resultou numa demonstração do potencial que existe a nível local e no interior do país, em termos da realização de eventos culturais de qualidade e com  relevância ao nível do desenvolvimento e promoção turística.

 

Como é evidente, as elegantes e amáveis damas do GRHMA foram as verdadeiras estrelas deste evento, tendo deslumbrado os presentes com os seus refinados vestidos de época.

 

A guarda de honra que recebeu os convidados à entrada do jantar temático não deixava dúvidas nos participantes, no que diz respeito ao enquadramento histórico e evocativo do evento.

E como o "mundo é pequeno", tivemos a oportunidade de encontrar alguns amigos neste evento, que conhecemos de outras atividades.

 

O enquadramento e a decoração do espaço onde decorreu o jantar temático contribuíram, de uma forma relevante, para o sucesso do evento, contribuindo para a desgustação com ainda maior prazer, das múltiplas especialidades gastronómicas que foram servidas durante a refeição.

 

Foi de louvar a iniciativa da organização, no sentido de distribuir os recriadores históricos pelas várias mesas existentes no local, facto que permitiu uma interação muito interessante e mais alargada com o público presente, quer ao nível da troca de experiências, quer ao nível da divulgação do projeto de dinamização cultural que há vários anos vem sendo desenvolvido pelo Município de Almeida.

 

No decurso do jantar houve uma oportunidade para ser feita uma alocução evocativa, alusiva à  Batalha do Bussaco, mas também à atividade de promoção histórico-cultural desenvolvida pelo Município de Almeida e pelo GRHMA, que priviligia precisamente a colaboração intermunicipal, no âmbito deste tipo de eventos culturais.

 

Após o jantar os presentes tiveram a oportunidade de assistir a um interessante espetáculo cultural e temático, designado "O Enredo", que contou com a colaboração de múltiplas associações culturais da região, resultando numa iniciativa com elevada qualidade e impacto, que foi do agrado de todos os presentes.

 

Todavia e como soe dizer-se, "não há bela sem senão", pois o referido espetáculo prolongou-se de tal maneira no tempo que, quando chegou a hora da apresentação do nosso baile de época, a maior parte do público já se tinha "refugiado" em casa, impelido pelo frio que se começou a fazer sentir.


Ainda assim houve elementos do público que não resistiram a dar alguns passos de dança, que serviram para "aquecer" o ambiente!

Aliás, foi com prazer que constatamos que algumas pessoas já conheciam as danças e que se integraram imediatamente no baile oitocentista, tendo depois vindo a saber que as tinham aprendido no evento que realizamos no concelho de Condeixa, há dois anos atrás.

Foi de facto gratificante constatar que, pouco a pouco e através de um trabalho reiterado ao longo do tempo, existem de facto resultados palpáveis ao nível da divulgação da nossa cultura e do nosso património histórico, decorrentes do trabalho e do investimento que varias entidades vêm realizado, entre as quais se inclui o GRHMA.


É devido, uma vez mais, um agradecimento muito especial aos(às) associados(as) do GRHMA que se dispuseram a percorrer várias centenas de quilómetros, e a regressar a casa às 3 horas da madrugada, a fim de colaborarem, de uma forma voluntária e desinteressada, na realização deste evento, dando mais este singelo contributo para a promoção e divulgação de uma Herança Cultural comum.

Bem Haja Amigos(as)!




Pedro Casimiro




Sem comentários:

Enviar um comentário