quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Evento: Apresentação do livro "Santo António e o Exército": Almeida, dia 16 de novembro de 2019, pelas 15.30 horas.


Caríssimos(as),

Aproxima-se a data da realização de mais um interessante evento cultural em Almeida!

No próximo dia 16 de novembro, pelas 15.30 horas, vai realizar-se, em Almeida, a apresentação do livro "Santo António e o Exército", da autoria do Prof. Dr. Augusto Moutinho Borges e do Mestre Pedro Teotónio Pereira, e que irá contar com a presença do Prof. Dr. Augusto Moutinho Borges.

Trata-se de uma obra muito interessante a vários níveis que, para além de conter um acervo iconográfico único, alusivo às múltiplas representações do Santo António Militar, também ilustra, de uma forma exemplar, a respetiva História e Tradições, por diversos Continentes, refletindo a abrangência e o impacto da Lusofonia no mundo.

E Almeida também tem o seu lugar, na História do Santo António Militar!

Foi na edição de 2018 do nosso Cerco de Almeida, que assistimos à introdução, pela primeira vez em Portugal e no contexto de uma recriação histórica alusiva às Invasões Francesas, da componente evocativa do Santo António Militar, bem como da correspondente História e Tradições, que se encontram consideravelmente enraizadas em Almeida, tal como se pode constatar nas chamadas Portas de Santo António.

Trata-se de mais uma vertente histórico-cultural em que Almeida foi pioneira e inovadora, à semelhança do que sucedeu com a vertente da artilharia e do baile oitocentista, entre muitas outras vertente!

Por todos estes motivos, este é mais um evento a não perder!


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário