quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Recriação histórica da "Sorpresa de Arroyomolinos"(dias 25 a 27 de outubro de 2019) - Reportagem fotográfica


Caríssimos(as),

Em Arroyomolinos há cada vez melhores recriações históricas!

Na edição deste ano da "Sorpresa de Arroyomolinos", foi possível constatar uma significativa evolução qualitativa e quantitativa deste evento, fruto sem dúvida do trabalho continuado dos(as) nossos(as) estimados(as) amigos(as) de Arroyomolinos, complementado com a colaboração de múltiplas entidades públicas e privadas.

Um dos reflexos desta evolução foi desde logo o interessante VIDEO de divulgação do evento, que reflete um investimento significativo em termos técnicos, na prespetiva de uma mais abrangente e eficaz eficácia promocional.

 

Outra particularidade da edição deste ano deste evento esteve associada à recriação do episódio da fuga das tropas francesas pelas colinas próximas de Arroyomolinos, perseguidas de perto pelo Exército Luso-inglês!

Como todos sabem, na madrugada chuvosa e tempestuosa do dia 28 de outubro de 1811, uma Divisão do Exército Luso-inglês sob o comando do Tenente-general Sir Rowland Hill, acompanhada de um contingente do Exército Espanhol sob o comando do General Pablo Morillo y Morillo, surpreendeu e derrotou uma Divisão do Exército Imperial Francês (sob o comando do General de Divisão Jean-Baptiste Girard) que se encontrava estacionada na localidade de Arroyomolinos.

Depois de um desesperado combate e após verificarem que o caminho de fuga para sul, através  das estradas para Truxillo e para Mérida, se encontrava bloqueado pela coluna do Exército Luso-inglês sob o comando do General Howard, os soldados da derrotada Divisão francesa não tiveram outra alternativa que não o de uma fuga desordenada através dos montes que rodeiam a Serra de Montanchez, perseguidos de perto pelos soldados adversários.

 

E aqui temos algumas das valentes tropas de infantaria do contingente português participante neste evento, composto por soldados histórico-militares do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida e da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (Regimento de Infantaria nº 23, Regimento de Infantaria nº 19 e Batalhão de Caçadores nº 6), que uma vez mais "marcharam" centenas de quilómetros até Arroyomolinos, a fim de participarem nesta batalha!

 

O contingente inglês também esteve bem representado neste evento, com destacamentos histórico-militares provenientes de diversas localidades de Espanha.

 

A artilharia portuguesa também esteve convenientemente representada neste evento, através de destacamentos do nosso Regimento de Artilharia nº 4 e da Companhia de Artilharia do Sobral.


Não se sabendo bem como, nem porquê, pelos vistos houve um destacamento de populares armados que a certa altura resolveu fazer um assalto a uma das nossas peças de artilharia, facto que desencadeou uma defesa resoluta e enérgica por parte dos nossos soldados de artilharia!

No calor dos combates, às vezes acontecem estas coisas...

 

E aqui temos alguns(mas) dos(as) dedicados(as) elementos do nosso Departamento Civil, que também deram o seu habitual e relevante contributo para este evento! 

 

Por último, mas não em último, aqui temos os nossos experientes e dedicados fotógrafos (Armando Rui e Carlos Marques), sempre em boa companhia, que continuam a ter um papel relevante ao nível da documentação e divulgação deste tipo de eventos culturais.

Fica aqui um registo de agradecimentos aos(às) nossos(as) amigos(as) de Arroyomolinos pela habitual hospitalidade dispensada aos nossos elementos participantes neste evento, bem como de sinceras felicitações pelo excelente trabalho que vem sendo desenvolvido por todos(as), cujos resultados estão bem à vista!



Pedro Casimiro


Sem comentários:

Enviar um comentário