terça-feira, 26 de novembro de 2019

Projeto NAPOCTEP - video promocional apresentado na FEHISPOR (Badajoz, dias 21 a 24/11/2019)


Caríssimos(as),

No passado final de semana realizou-se a 30ª edição da FEHISPOR, na simpática e cheia de História localidade espanhola de Badajoz!

Tratou-se de uma feira multisetorial luso-espanhola, que teve por objetivos, designadamente, promover as relações económicas, sociais e culturais entre os dois países, especialmente entre as regiões limítrofes da Estremadura espanhola e do nosso Alentejo.

E como é óbvio, uma das vertente essenciais esteve associada à promoção da dinâmica do chamado Turismo Militar!

Foi sem dúvida por este motivo que a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra se fez representar neste evento, no sentido, também, de promover o projeto NAPOCTEP (Interreg Portugal-Espanha).

Este projeto tem por finalidade promover e valorizar o património cultural Ibérico comum, alusivo às chamadas Invasões Francesas (início do século XIX), conforme aprovação recente realizada no âmbito do programa comunitário POCTEP, no sentido de transformar o património alusivo a esse período histórico num produto turístico único, suscetível de criar riqueza e emprego em múltiplas regiões de Portugal e Espanha, em especial nas chamadas regiões geograficamente mais periféricas, do interior.


E como todos sabem, o concelho de Almeida e o GRHMA estiveram presentes da cerimónia formal de APRESENTAÇÃO do projeto NAPOCTEP, que se realizou no passado dia 10 de julho de 2019, no Museu Militar do Bussaco!

Esta foi mais uma prova de que efetivamente o concelho de Almeida e o GRHMA estão na linha da frente nesta temática, fruto não só da visão e do investimento sustentado feito ao longo dos anos pelo Município de Almeida, como também da disponibilidade e da dedicação de todas as cidadãs e cidadãos voluntários, que integram o Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida.



E aqui temos um video de apresentação do Projeto NAPOCTEP, onde podemos também visualizar os dedicados soldados histórico-militares do GRHMA que estiveram presentes neste evento!

Acaba por ser triste constatar que algumas pessoas continuam presas a uma espécie de "lógica do passado", e sem capacidade para apreenderem e perceberem os novos e inspiradores caminhos que o futuro reserva aos projetos de recriação histórica, ao nível da colaboração com certas e determinadas entidades públicas e para efeitos da promoção de dinâmicas sustentadas e eficientes, de desenvolvimento histórico-cultural e turístico.

Há um facto inelutável, que é este: o Município de Almeida e o GRHMA já perceberam há muito o sentido desta dinâmica e sem dúvida que, nós no GRHMA,  iremos continuar a trabalhar para que a mesma continue a dar os necessários frutos!

ALMA ATÉ ALMEIDA!


Pedro Casimiro


Sem comentários:

Enviar um comentário