terça-feira, 26 de outubro de 2010

Equipamento do soldado do início do século XIX - 3ª Parte


E aqui estamos novamente a analisar o equipamento e aspecto de um acampamento de época, desta vez organizado pelos nossos camaradas e amigos Espanhóis.
Trata-se de um evento recentemente organizado em Astorga e na imagem acima indicada podemos visualizar o nosso bem conhecido amigo Manuel Ruibal a guardar a sua estimada peça de artilharia.
Como todos sabem, apesar de o Manuel e a sua equipa de artilheiros utilizar habitualmente o uniforme de uma unidade de artilharia francesa, quando se descola a Almeida combate sempre ao lado do nosso Regimento de Artilharia!


E aqui temos, uma vez mais, uma das alturas mais importantes em qualquer acampamento histórico - a hora da refeição!

Todos podem constatar o cuidado - que não é meramente casual - que os nossos colegas colocaram na organização deste evento. Desde copos em metal, pratos em madeira ou barro, e até cestos em vime, não há nada que choque o rigor exigido num qualquer acampamento histórico.


A comida, como convém, parece ter sido abundante e apetitosa...


Aspecto geral do acampamento.


A fogueira com o tripé em ferro é também um ponto essencial de qualquer acampamento, ainda mais nesta época do ano...

A maioria das tendas utilizadas neste evento parece ser exactamente iguais àquelas que utilizamos na deslocação a Waterloo. Todavia, para um acampamento que se preveja ter alguma duração, não são as mais adequadas em termos de conforto. Com dois homens, mais o respectivo equipamento, ficam automaticamente sobrelotadas.

A angariação de tendas maiores, na eventual instalação de um acampamento em Almeida, poderá vir a constituir um objectivo a concretizar.

Pedro Casimiro


Sem comentários:

Enviar um comentário