quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Bicentenário do Combate de Arroyomolinos: 29 e 30 de Outubro de 2011



Caros amigos,

Pelos vistos o passado mês de Outubro foi fértil em duros combates!

Aqui temos mais um evento realizado em Espanha, que contou com a presença de um destacamento de tropas portuguesas do GRHMA e com mais de 5.000 espectadores.

Em Espanha e em geral, este tipo de evento cultural conta com muita adesão por parte das populações, que os apreciam e valorizam, havendo sempre uma interacção muito agradável entre o público e os recriadores históricos presentes.

Este evento em concreto destinou-se a comemorar o Bicentenário do Combate de Arroyomolinos. Esta acção militar teve lugar no dia 28 de Outubro de 1811 e sagrou-se por uma vitória esmagadora do exército luso-inglês e do exército espanhol, na altura comandado pelo General Rowland Hill, sobre o exército francês sob o comando do General Girard. Os franceses, entre mortos, feridos e prisioneiros, sofreram mais de 2.000 baixas, enquanto que as do exército aliado não excederam as 100 baixas.


A batalha campal foi o momento alto das comemorações.

Ao fundo, à direita, desta imagem podemos ver a bataria de artilharia portuguesa (Regimento de Artilharia nº 4), a fazer fogo de apoio às tropas aliadas.


Nesta imagem podemos ver um destacamento de infantaria portugesa comandada pelo bravo sargento Coelho, no flanco direito da linha de infantaria britânica.


 As tropas de cavalaria dão sempre um colorido especial a este tipo de eventos.


A evolução das linhas de infantaria com algumas dezenas de elemntos em campo aberto desperta a imaginação.

Mas recriações históricas envolvendo "exércitos" em campo com milhares de soldados, como já pudemos  assistir algumas vezes, desperta emoções verdadeiramente fortes!


A peça de artilharia francesa do nosso amigo Manuel tentava contrariar o fogo das peças portuguesas.


E conseguia!

É o que faz "enfiar" meio quilo de pólvora de cada vez no canhão...


Como de costume, os artilheiros que conseguem fazer anéis de fumo na atmosfera com as suas peças de artilharia têm direito a um prémio especial....


Pedro Casimiro

1 comentário: