sexta-feira, 16 de junho de 2017

Evento: "Arouca, História de um Mosteiro: Recriação Histórica" - dias 21 a 23 de julho de 2017



Caríssimos(as),

Aqui fica uma nota relativa a mais um evento interessante, que irá contar, também, com a participação do GRHMA e que está previsto para os próximos dias 21 a 23 de julho deste ano.

O Mosteiro de Arouca, que terá sido fundado no séc. X, constituiu e constitui ainda um dos marcos históricos e culturais centrais e definidores deste concelho, com uma história que atravessa vários séculos. O episódio histórico que irá ser retratado neste evento está associado a acontecimentos ocorridos por altura da chamada Segunda Invasão Francesa de Portugal, ocorrida na primeira metade do ano de 1809, que se caraterizou por um abandono apressado e em pânico do Mosteiro, por parte das religiosas que nele habitavam, à chegada de notícias relativas à proximidade do Exército Francês, cujas tropas eram conhecidas por terem um "afeto" especial por religiosas...

Este ano, porém, estarão presentes neste evento os valentes soldados histórico-militares portugueses do GRHMA e da AMBV, que farão todos os esforços possíveis e imagináveis para salvaguardar e preservar as virtudes das religiosas de Arouca, de eventuais excessos das tropas francesas.

Mais informações acerca deste evento por ser obtidas AQUI.


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário