terça-feira, 27 de junho de 2017

Feira de Artes e Cultura: Almeida, dias 30 de junho a 2 de julho de 2017


Caríssimos(as),

Aqui fica uma nota informativa relativa a mais um evento cultural interessante, que vai ter lugar na garbosa vila de Almeida, entre os dias 30 de junho e 2 de julho próximos.

Este evento insere-se nas comemorações do feriado municipal de Almeida, associado à data de 2 de julho, que constitui uma data evocativa do chamado Combate do Côa, ocorrido no dia 24 de julho de 1810, que se traduziu uma tentativa, da parte do Exército Imperial Francês, de capturar a chamada Divisão Ligeira, do Exército luso-inglês, na altura comandada pelo General Robert Craufurd.

Através de um avanço enérgico e marcado por uma superioridade numérica do lado francês, o General Michel Ney tentou surpreender e destruir esta unidade de elite do exército luso-inglês, facto que só foi evitado devido à disciplina e à bravura demonstrada pelos soldados luso-ingleses no campo de batalha, que lograram fazer uma retirada através da ponte do rio Côa e assim evitar a captura.

Com um programa cheio de focos de interesse e que irá também contar com a habitual e indispensável presença do GRHMA, na respetiva cerimónia de abertura, está em causa um evento a não perder!


Pedro Casimiro




Sem comentários:

Enviar um comentário