quarta-feira, 16 de outubro de 2019

XV Edição (2019) do Cerco de Almeida - Reportagem fotográfica (3)


Caríssimos(as),

Há ainda muito mais que ver, e que dizer, a propósito da edição de 2019, do fantástico Cerco de Almeida!

É imperativa a realização de uma menção, ainda que sucinta, às mais diversas vertentes culturais associadas a este evento, designadamente a nível evocativo, didático e pedagógico, que fazem do Cerco de Almeida um evento singular e de referência, no panorama Peninsular das recriações históricas alusivas às Invasões Francesas.



Ña manhã de domingo foi realizada uma cerimónia solene na Praça Alta, evocativa dos soldados mortos no decurso da Guerra Peninsular, de todas as Nações participantes, junto à lápide evocativa da memória do tenente John Theophilus Beresford, que se encontra sepultado nas muralhas da vila de Almeida.

Este bravo oficial inglês prestava serviço no 88.º Regimento (88th Regiment of Foot / Connaught Rangers) quando sofreu um ferimento grave no decurso do Cerco de Ciudad Rodrigo, o qual se veio a revelar fatal, tendo resultado no seu falecimento no dia 29 de janeiro de 1812. É ao percurso/viagem deste bravo oficial, entre Ciudad Rodrigo e Almeida, numa altura em que estava já gravemente ferido, que a Tradição associa o surgimento da frase "Alma até Almeida".


A esta cerimónia evocativa estiveram associados todos os recriadores históricos presentes no evento, tendo sido finalizada com o habitual tiro de salva.

 

Para além da presença de elementos histórico-militares, esta cerimónia contou com a presença de elementos civis, bem como do executivo camarário do Município de Almeida, para além de numeroso público assistente.


Uma das constantes do evento foram as cerimónias do içar e do arrear das Bandeiras Nacionais, dos vários países participantes, junto aos Paços do Concelho, acompanhadas dos respetivos Hinos Nacionais.


Como é habitual, o executivo camarário do Município de Almeida aderiu sempre a estas cerimónias, neste caso acompanhado pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Valença, localidade onde este ano e pela primeira vez, o GRHMA fez uma deslocação a fim de participar num evento cultural alusivo a este período histórico, à qual certamente se seguirão outras deslocações e outros eventos, tendo em conta o manifesto interesse do Município de Valença em desenvolver esta vertente cultural, naquele concelho.

 

Um dos principais benefícios associados à realização destas cerimónias é o de permitir aos soldados fazerem o seu exercício favorito: marchar!

 

Outra das atividades que já constituí um ex libris do Cerco de Almeida, está associada à realização do desfile para colocação da imagem do Santo António Militar no acampamento histórico.

 

Não é conhecida de muitos, a Tradição associada àquilo que se pode apelidar do percurso militar desta imagem do Santo António, com raízes profundas no Exército Português, que remontam ao século 17. Trata-se de mais uma inovação e particularidade do Cerco de Almeida, que se deve principalmente ao trabalho de investigação e à dedicação de vários membros da família Guedes.

 

E aqui temos imagens alusivas ao nosso momento de Poesia!

No decurso deste desfile foi feita uma pausa, de molde a permitir a 3 soldados-poetas (de Portugal, França e Espanha) declamarem alguns poemas alusivos a esta época histórica, evocativos, designadamente, das dores e dos tormentos associados à vida do soldado.


Autoria das imagens: Carlos Marques, Armando Rui.


Pedro Casimiro



1 comentário: