sexta-feira, 6 de março de 2020

A tecnologia ao serviço da divulgação do Turismo Militar, no concelho de Almeida

Caríssimos(as),

E aqui está mais uma prova que Almeida está na linha da frente, no que diz respeito à promoção do Turismo Militar!

Talvez seja já um lugar-comum afirmar que o turismo é uma atividade em constante crescimento e desenvolvimento, que se vai moldando de acordo não só com as evoluções tecnológicas, como também em função das necessidades do mercado. Um dos imperativos dessa adaptação está associada ao acompanhamento da evolução das chamadas Tecnologias de Informação, e da respetiva utilização pelo turista.

E um dos expoentes ao nível da Tecnologias de Informação são as chamadas "Tecnologias de Informação Móveis sem Fios" (acrónimo TIMS), que têm contribuído, de um modo relevante, para um maior desenvolvimento do empreendedorismo turistico, mediante o acesso fácil e imediato a múltiplas informações, designadamente por parte dos consumidores do chamado Turismo Cultural e do Turismo Militar, que simultaneamente facilitam e enriquecem os processos de visitação e de interação, com as pessoas residentes e com os locais visitados.

E é precisamente nesta perspetiva que está a ser promovido o desenvolvimento de mais uma iniciativa relevante e inovadora ao nível da promoção turística do concelho de Almeida, com vista ao desenvolvimento de um aplicativo móvel (Mobile App) destinado a proporcionar a todos quantos visitam Almeida um instantâneo e privilegiado acesso a um conjunto substancial de informação relacionada com o fantástico e extenso património histórico-cultural existente em Almeida.

E, como não podia deixar de ser, o GRHMA foi um dos parceiros desta nova aventura!


Foi neste contexto que no início do mês de maio de 2019, os fantásticos elementos dos departamentos civil e militar GRHMA se deslocaram à cidade do Porto a fim de darem mostras das suas capacidades e versatilidade cultural, convertendo-se em verdadeiros atores, com vista à participação nas filmagens de conteúdos no âmbito do referido Aplicativo Móvel.

Como é habitual nestas situações, as filmagens são feitas sobre um fundo verde (Chroma Key), que iria permitir posteriormente a sobreposição de imagens destinadas a dar o enquadramento histórico às diversas situações que foram encenadas.


A introdução ao mundo do cinema era sempre iniciado pela caraterização dos "atores", que resultava num rejuvenescimento acentuado de muitos deles, principalmente dos mais carecas...


Aliás, acho até que tivemos elementos (aqui os vemos, no módulo "Esquadras") que tiraram algumas "dicas" de caraterização, para utilização doméstica, como foi o caso do Palanca, que parecia ter rejuvenescido uns 30 anos (pelo menos...)!

Vejam lá imagem supra e digam se o Palanca não parece um menino de 20 anitos...

 

A nossa amiga Paula Sousa participou, designadamente, no módulo alusivo à "Roda dos Expostos" e notou-se que estava com alguma renitência em abandonar uma bebé ao seu destino, mesmo que a bebé fosse apenas uma boneca de plástico...embora fosse muito engraçadinha...

 

O elemento que ganhou, sem margem para dúvidas, o prémio de "melhor ator do dia" foi o nosso camarada Coelho, que ao representar o seu papel de clérigo indignado (módulo "Torre do Relógio"), deixou toda a malta presente lavada em lágrimas...devido à emoção!


E aqui temos o nosso camarada Lopo (no módulo "Casa dos Governadores") que teve mais uma oportunidade de exercitar os seus excelentes dotes de oratória!


O nosso camarada Joni (no módulo "Casamatas") também deu um excelente contributo para esta iniciativa, embora tivesse vistos frustrados os seus esforços no sentido de tentar garantir a presença de um cavalo, para o acompanhar no decurso das filmagens...


E cá estão os nossos artilheiros António e Joaquim Guedes, a ensaiar as respetivas representações, associadas ao módulo do "Trem de Artilharia".


O Raphael e a Bia, coadjuvados pela Paula, foram as estrelas principais do módulo "Casa Vicente Salgado Freire", relativo à representação de um enquadramento civil.

 

E cá está a nossa amiga Paulinha, que personificou a feirante "Bina", para trazer ao Terreiro Velho o anúncio de excelentes produtos regionais, que quase deixaram todos com água na boca! 

 

O nosso amigo Rui Nabais teve de ser "transferido" à pressa para o Regimento de Infantaria nº 24, a fim de personificar um soldado de sentinela na sua guarita.

O Rui também sofreu uma transformação radical, devido à capacidade técnica das assistentes de maquilhagem, tendo ficado transformado praticamente num adolescente...

 

O dia de filmagens ficou fechado com o excelente trabalho feito pelos nossso soldados do Regimento de Infantaria nº 23, que recriou uma cerimónia de Render da Guarda, adaptada às condições de espaço e de enquadramento existentes no local.

E foi assim que o GRHMA forneceu, com sucesso, mais contributo relevante para a divulgação do concelho de Almeida, em parceria e proximidade com o respetivo Município, graças uma vez mais à dedicação, talento e generosidade dos(as) nossos(as) fantásticos(as) associados/as), demonstrando que as capacidades técnicas, em termos histórico-militares, estão aliadas a uma excelente versatilidade cultural e artística.

E quem sabe se na edição de 2020 da nossa Escola do Soldado haverá uma oportunidade para vermos, ao vivo e a cores, alguns dos resultados deste excelente trabalho!

Autoria das imagens: Paulinha.


Pedro Casimiro



1 comentário: