quarta-feira, 17 de setembro de 2014

X Reconstituição Histórica do Cerco de Almeida - Os Combates


Caríssimos,

Para continuar esta série de "posts" relacionados com o evento de Almeida, venho deixar-vos algumas imagens relativas aos violentos e encarniçados combates, que marcaram o final do mês de agosto, mas dos quais, felizmente, não resultaram ferimentos graves para nenhum dos participantes...


Aqui temos a marcha da coluna portuguesa, para o campo de batalha, encabeçada pela bandeira nacional (à direita) e pela bandeira regimental do Regimento de Infantaria nº 23 (à esquerda)



Seguida de uma unidade de infantaria inglesa, que, por mero acaso, era integralmente constituída por amigos espanhóis...


Aqui podemos ver os nossos camaradas espanhóis do 34.º Régiment de Ligne, que, vindos de Burgos, participaram pela primeira vez neste evento. Esta unidade mostrou estar muito bem organizada e disciplinada.



Fogo à peça!




Esta peça de artilharia francesa, manobrada pelos nossos amigos de Bailen, não perdia uma oportunidade para tentar abalar as muralhas da fortaleza com os seus potentes tiros!


Aqui podemos ver uma unidade francesa de infantaria de linha, da Garde Chauvin.



A certa altura o número de franceses era de tal modo elevado que parecia impossível resistir ao assalto!


Mas, claro está, que quando as tropas portuguesas se apresentaram no campo de batalha, tudo mudou!
Aqui podemos ver a nossa unidade de infantaria de linha.


Que esteve sempre acompanhada pelas nossas peças de artilharia, que, com o seu fogo nutrido e certeiro, provocaram pesadas baixas no exército adversário!


Este ano, o combate noturno correu particularmente bem, e foi coroado, no final, por um verdadeiramente espetacular show de fogo de artifício!




Aqui temos um exemplo do efeito do fogo de uma peça de artilharia, à noite.


Pedro Casimiro





1 comentário: