segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Recriação Histórica da Batalha de Bailén: dias 7, 8 e 9 de outubro de 2016 - Reportagem fotográfica




Caríssimos(as),
Depois de um final de semana muito agitado, é bom saber que todas as nossas tropas já regressaram aos quartéis e que todos voltaram bem e de boa saúde!


Depois de uma semana cheia de perípécias, algumas delas bem infelizes, ficou reduzido a quatro, o número de soldados de infantaria que teve possibilidade de se deslocar à Andaluzia, a fim de participar em mais uma recriação histórica realizada em Bailén.

E os heróis que se dispuseram a fazer esta (longa e dura...) deslocação, foram os nossos soldados de infantaria Palanca, Paulo, Pina e Rafael, cujos nomes merecem ficar registados para a posteridade, de molde a poderem servir de inspiração e de exemplo à realização novos atos de dedicação à nossa Causa, por parte dos demais elementos do GRHMA!




Este evento contou com a presença de diversos grupos provenientes de toda a Espanha, tendo em conta que no decurso do mesmo foi realizada uma cerimónia evocativa do falecimento de um estimado companheiro recriador histórico, D. Pedro Soriano Heredia.


Em nome e em representação do GRHMA, o nosso camarada Palanca procedeu à entrega de uma medalha à viúva de D. Pedro Soriano e apresentou as necessárias condolências pela perda sofrida.


Esta foi também uma oportunidade para revermos alguns amigos com quem já não contatávamos há algum tempo, como foi o caso dos elementos da Asociación Histórica Málaga Recreadora, que estão a fazer uma campanha muito meritória de angariação de fundos, destinada à construção de um monumento evocativo da memória do General Teodoro Reding e dos Heróis de Bailén.


Os nossos amigos da Asociación de Recreación Histórica Voluntários de Madrid também estiveram presentes em Bailén, com a sua habitual postura marcial impecável.


Tal como sucedeu com os membros da Asociación Historico-Cultural "Tarifa 1812" que aqui podemos ver no ato de "confecionar" cartuchos.


E aqui podemos ver os nossos heróis, a (tentar...) retemperar as forças com uma refeição, antes dos duros combates que se avizinhavam!


Eu usei o verbo "tentar" propositadamente, pois os nossos soldados, que há meses andavam a queixar-se de um susposto excesso de peso e de que precisavam de fazer dieta, receberam uma refeição propositadamente frugal da organização do evento, de molde a que para estes nossos elementos a participação neste evento constituiu uma oportunidade única para receberem um duplo benefício: uma visita de natureza histórico-cultural à simpática cidade de Bailén, complementada com uma redução acentuada de peso corporal...


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário