sexta-feira, 7 de julho de 2017

209.º Centenário da Batalha do Vimeiro - Recriação Histórica e Mercado Oitocentista: dias 14 a 16 de julho de 2017


Caríssimos(as),

Está próxima a data da realização, no Vimeiro, de mais uma importante recriação histórica, alusiva ao período das Invasões Francesas!

Entre os próximos dias 14 e 16 de julho, as acolhedoras populações do Vimeiro e da Lourinhã irão receber a visita de várias dezenas de recriadores históricos, nacionais e estrangeiros, que irão contribuir para recriar, com fidelidade e rigor, o memorável evento histórico ocorrido há mais de duzentos anos, naquela localidade.

A Batalha do Vimeiro, que teve lugar no dia 21 de agosto de 1808, traduziu-se no segundo grande embate entre o Exército Imperial Francês e o Exército Luso-inglês, comandado pelo general Arthur Wellesley (mais conhecido por Duque de Wellington), após a realização da Batalha da Roliça, ocorrida no dia 17 desse mesmo mês, na sequência do desembarque do Exército Inglês na praia de Lavos, ocorrido no dia 1 de agosto desse ano. 

Assim e no curto espaço de tempo de um mês e na sequência da assinatura da Convenção de Sintra (30 de agosto de 1808), formalizou-se a saída do Exército Imperial Francês do território nacional, embora carregado com armas e muitas bagagens (e a maior parte da quais nem sequer lhes pertenciam...).

Será esta, por isso, mais uma oportunidade para evocar e vivenciar condignamente a História de Portugal, com toda as emoções associadas à visualização dos soldados histórico-militares a fazerem disparos de mosquetes e de peças de artilharia de época!


Pedro Casimiro




Sem comentários:

Enviar um comentário