quarta-feira, 19 de julho de 2017

209.º Centenário da Batalha do Vimeiro (dias 14 a 16 de julho de 2017) - Reportagem fotográfica (2)



Caríssimos(as),

Como é habitual em qualquer evento de recriação histórica, o momento mais esperado está sempre associado à visualização dos combates histórico-militares!



Este ano e uma vez mais, os recriadores históricos estiveram à altura das expetativas criadas e proporcionaram momentos únicos ao numeroso público que se deslocou ao Vimeiro, para assistir a esses combates, a começar pela batalha noturna.



Graças ao excelente trabalho realizado da organização do evento, o campo de batalha apresentava as condições necessárias para a movimentação das tropas, para além de permitir uma adequada visualização por parte do público.



Depois de uma longa (...) noite de sono, na manhã de domingo todos os soldados histórico-militares apresentaram-se à formatura já recuperados e prontos para novos combates!


E aqui temos um soldado caçador (o nosso amigo Vasco Belchior), do Batalhão de Caçadores nº 6, a dar o exemplo através dos tiros certeiros que dirigiu às tropas francesas invasoras.


A artilharia portuguesa, por seu lado, deu também um contributo relevante para os combates urbanos, mostrando que as habitações do Vimeiro continuam a ser detentoras da necessária qualidade edificativa, tendo em conta que resistiram às ondas de choque provocadas pela artilharia.

Todavia, caso entretanto venham a surgir fissuras nas paredes ou telhados das casas do Vimeiro, desde já fica aqui uma nota no sentido de que eventuais reclamações a esse respeito não podem ser dirigidas aos recriadores históricos, porquanto estes têm um cabimento orçamental muito limitado...


 

O culminar dos combates histórico-militares no domingo traduziu-se no assalto das tropas francesas à centenária igreja do vila do Vimeiro, local este que foi palco de violentos combates, no decurso da Batalha do Vimeiro, ocorrida no dia 21 de agosto de 1808.

Tal como sucedeu há cerca de duzentos anos atrás, este evento saldou-se por uma retumbante vitória do exército luso-inglês!

Aqui ficam sinceros agradecimentos e felicitações a todos os nossos camaradas e amigos da AMBV, extensíveis a todas as entidades públicas e privadas que, direta ou indiretamente, participaram e/ou colaboraram na realização deste evento, pela colaboração e pelo apoio dispensados aos recriadores históricos presentes.

O Vimeiro e a Lourinhã continuam a ter um projeto muito relevante, à semelhança daquele que existe no concelho de Almeida, em termos da demonstração daquilo que é possível fazer para promover a História de Portugal, numa vertente lúdica e pedagógica, com reflexos relevantes ao nível do desenvolvimento local e em termos da promoção e do desenvolvimento do Turismo Militar.

Os nossos camaradas da AMBV poderão continuar a contar com o apoio e com a colaboração dos soldados histórico-militares do GRHMA, no decurso dos "combates" pela promoção e pela divulgação da História de Portugal!


Autoria das imagens: Fernando, Carlos, Armando.



Pedro Casimiro




Sem comentários:

Enviar um comentário