terça-feira, 18 de julho de 2017

209.º Centenário da Batalha do Vimeiro (dias 14 a 16 de julho de 2017) - Reportagem fotográfica (1)


Caríssimos(as),

No passado fim de semana realizou-se mais um evento evocativo da memorável Batalha do Vimeiro, ocorrida no dia 21 de agosto de 1808, organizado pelo Município da Lourinhã, com a colaboração indispensável dos nossos camaradas e amigos da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV).



Um dos momento marcantes, ocorrido na manhã de sábado dia 15 de julho, traduziu-se na cerimónia solene de apresentação e receção dos recriadores históricos presentes neste evento por parte do executivo camarário do Município da Lourinhã, junto aos Paços do Concelho.


Esta cerimónia constituiu ainda uma oportunidade para os nossos camaradas da AMBV fazerem uma apresentação formal do novíssimo destacamento de infantaria francesa que foi criado no Vimeiro, evocativo do Regimento de Infantaria de Linha nº 32.


Claro está que os nossos soldados mais elegantes e fotogénicos não perderam esta oportunidade para aparecerem nas mais diversas poses fotográficas, sendo que esta foto em particular alude ao facto de o concelho da Lourinhã ser detentor de um dos patrimónios paleontológicos mais ricos do mundo, na sequência da descoberta, no ano de 1993, de um dos maiores e mais antigos ninhos de dinossauros conhecidos.




Como é habitual, existiram também abundantes oportunidades para fotografar as nossas elegantes e simpáticas recriadoras históricas, detentoras de trajes em uso pelas mais diversas classes sociais em Portugal, no início do séc. XIX.



O acampamento histórico, que esteve ativo no decurso de todo o evento, constituiu uma oportunidade de ouro para o público tomar contato com alguns dos aspetos que caraterizavam o dia a dia e as agruras de um soldado em campanha, no decurso das invasões francesas.


Brevemente teremos aqui mais imagens interessantes deste evento!

Autoria das imagens: Fernando, Carlos, Armando.


Pedro Casimiro





Sem comentários:

Enviar um comentário