quinta-feira, 8 de setembro de 2016

XII Recriação Histórica do Cerco de Almeida - Reportagem video-fotográfica(7): Homenagem ao Executivo da Câmara Municipal de Almeida - 27-8-2016


Caríssimos(as),

No final da tarde do dia de sábado e antes da cerimónia do arriar das bandeiras, os recriadores históricos presentes no Cerco de Almeida reuniram-se junto aos Paços do Concelho, a fim de prestarem uma merecida homenagem, aos membros do Executivo da Câmara Municipal de Almeida.

Essa homenagem, que obviamente se considera extensiva ao conjunto dos funcionários e colaboradores do Município de Almeida que, ao longo de todos estes anos, têm executado com zelo e dedicação as diretivas emanadas do Município de Almeida, destinou-se a concretizar o reconhecimento público pelo trabalho e pelo esforço desenvolvido por todos os responsáveis políticos, passados e presentes, do Executivo da Câmara Municipal de Almeida, na pessoa do atual Presidente da Câmara, o Sr. Prof. António Baptista Ribeiro, em prol da promoção e da divulgação da História de Portugal, em Portugal e no estrangeiro.


Vários dos recriadores históricos presentes disponibilizaram-se para verbalizar publicamente esse agradecimento e reconhecimento, tal como sucedeu com o nosso amigo Carlos Salvador, atual Presidente da Associação Napoleónica Espanhola.


O nosso camarada Daniel Dieu, Presidente da associação Le Garde Chauvin, também tomou a palavra para proferir algumas palavras de reconhecimento ao Executivo Camarário.

Uma vez mais e à semelhança do que sucede todos os anos, este nosso camarada apresentou um novo pedido de concessão "asilo político" ao Sr. Presidente da Câmara de Almeida, a fim de poder mudar-se de armas e bagagens para Almeida, uma vez que se sente sempre em casa de todas as vezes que faz uma visita à Estrela da Beira Alta.


Os populares e a guerrilha também tiveram voz nesta cerimónia, representados por este já nosso conhecido "clérigo", do grupo da Guerrilha de Montagraço.


A nossa amiga e camarada de armas de Arroyomolinos (Sara), também se disponibilizou para participar nesta cerimónia.


Aqui podemos ver o nosso amigo Jorge, na sua veste de oficial Britânico, que também proferiu algumas palavras de reconhecimento


Tal como sucedeu com o nosso amigo Faria e Silva, na sua qualidade de Presidente da Associação Napoleónica Portuguesa.




Eu próprio, na qualidade de Comandante Operacional do GRHMA, também tive a oportunidade de, além do mais, manifestar publicamente o reconhecimento que é devido pelo apoio prestado pelo Município de Almeida à nossa associação, apoio esse que vai além do mero apoio material e que passa principalmente por uma verdadeira identificação e partilha de objetivos e de valores, associados quer à promoção e salvaguarda da História de Portugal, quer à promoção e salvaguarda do património histórico-cultural do concelho de Almeida.


O discurso de encerramento desta cerimónia foi proferido pelo Sr. Presidente da Câmara, que fez, designadamente, uma referência ao facto de que a História e a Cultura constituem compromissos sempre presentes do Município de Almeida.


Aqui temos a placa oferecida pela Associação Napoleónica Portuguesa ao Município de Almeida.


Aqui podemos ver a oferta ao Município, feita pelo GRHMA.


Não é propriamente possível ver esta oferta, de tão bem embrulhada que estava, mas contamos todos poder ter a possibilidade de a vislumbrar, num futuro próximo...


Autoria imagens: Valischka, Carlos Marques, Histoarts.


Pedro Casimiro





Sem comentários:

Enviar um comentário