terça-feira, 22 de agosto de 2017

Evocação do 209.º Centenário da Batalha do Vimeiro


Caríssimos(as),

O dia de ontem ficou marcado pela realização de um conjunto de cerimónias oficiais, realizadas na nossa já conhecida localidade do Vimeiro, fruto de uma organização conjunta entre o Exército Português, o Município da Lourinhã, a Junta de Freguesia do Vimeiro e a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, destinadas a evocar o 209.º centenário da memorável Batalha do Vimeiro, ocorrida no dia 21 de agosto de 1808.



Este evento contou com a presença de autoridades civis e militares, que se associaram para conferir ao mesmo a necessária dignidade e solenidade.


Como seria de esperar, esteve presente neste evento um destacamento do nosso já conhecido Regimento de Infantaria nº 19, criado pela Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, que muito tem feito ao longo dos últimos anos para contribuir para a divulgação do património histórico-militar e cultural do Vimeiro, em Portugal e no estrangeiro.
 

Um dos objetivos principais deste evento esteve associado à evocação da memória dos soldados portugueses que tombaram em combate, fazendo o sacrifício supremo ao serviço da Pátria no decurso desta batalha.

Ficou uma vez mais demonstrado que a passagem dos séculos não constitui um obstáculo à preservação da memória e à manifestação da gratidão das gerações presentes, pelos relevantes sacrifícios feitos no passado ao serviço de Portugal.

Autoria das imagens: AMBV


Pedro Casimiro





Sem comentários:

Enviar um comentário