terça-feira, 8 de agosto de 2017

Festival Novas Invasões - Torres Vedras, dias 31 de agosto a 3 de setembro de 2017


Caríssimos(as),

Não é previsível a possibilidade de um repouso após o Cerco de Almeida, por parte dos bravos soldados e dos elementos do Departamento Civil do GRHMA, porquanto no fim de semana seguinte está já agendada a deslocação de uma expedição histórico-militar até Torres Vedras, desta vez para "defesa" do Forte de S. Vicente, no decurso do evento denominado "Festival Novas Invasões", organizado pelo Município de Torres Vedras.

O Forte de S. Vicente foi recentemente alvo de uma intervenção muito relevante, associada à instalação nesse local do interessante Centro de Interpretação das Linhas de Torres Vedras, que é um equipamento que sem dúvida irá contribuir para promover uma ainda maior divulgação do património Histórico e Militar de Torres Vedras.

Este Forte fazia parte integrante do um conjunto defensivo mais alargado, denominado Linhas de Torres Vedras, que nos anos de 1810 e 1811 serviu para frustrar definitivamente os desígnios imperialistas do Imperador Napoleão I, através de derrota estratégica sofrida junto a essas linhas por parte do considerável Exército Imperial Francês, na altura comandado pelo Marechal André Massena.

A deslocação e participação do GRHMA neste evento servirá também para demonstrar, uma vez mais, a nossa disponibilidade para colaborar na promoção e na divulgação da História de Portugal em qualquer local do país, podendo já afirmar com elevado grau de certeza que de modo algum os franceses irão conseguir conquistar este Forte, enquanto o mesmo for defendido pelos nossos soldados!


Pedro Casimiro





Sem comentários:

Enviar um comentário