quinta-feira, 31 de agosto de 2017

XIII Recriação Histórica do Cerco de Almeida - Desfile histórico-militar e homenagem aos soldados caídos em combate (2)



Caríssimos(as),

Depois de algum descanso, os recriadores históricos participantes no Cerco de Almeida aprumaram os seus uniformes e puseram o respetivo equipamento a brilhar, a fim de participarem no desfile histórico-militar que percorreu as ruas de Almeida, desde a Praça do Município, até ao Picadeiro d' el Rey, onde se encontra instalado um monumento evocativo da Guerra Peninsular.


Como se impunha, a coluna histórico-militar foi liderada pelo contingente português, onde estavam representadas diversas unidades histórico-militares, provenientes de todos os grupos que integram a Associação Napoleónica Portuguesa, a saber, o Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida (Almeida), a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (Vimeiro) e a Associação Portuguesa de Recriação Histórica (Lisboa).



Este desfile serviu também para a apresentação de um novo equipamento histórico-militar, composto por uma réplica de um armão e uma réplica de um reparo de uma peça de artilharia inglesa de campanha de 6 libras, com tração a cavalo, usados pelo Exército Português no decurso da Guerra Peninsular, que constitui um equipamento verdadeiramente único, em toda a Península Ibérica!


Esta cerimónia constitui um momento evocativo importante, contribuindo para uma reflexão a propósito dos efeitos nefastos que estão sempre associados à ocorrência de conflitos bélicos, designadamente em termos de perdas de vidas humanas e das cicatrizes que resultam dessas perdas para os povos, que perduram por várias gerações.



Aqui podemos ver os representantes civis e histórico-militares, no ato de colocação de uma coroa de flores, no referido monumento.



Como é habitual, o final da cerimónia ficou assinalado por uma salva geral, em que participaram todos os recriadores históricos presentes!


Autoria das imagens: Carlos Marques.


Pedro Casimiro




Sem comentários:

Enviar um comentário