quarta-feira, 30 de agosto de 2017

XIII Recriação Histórica do Cerco de Almeida - Abertura e Baile Oitocentista (1)


Caríssimos(as),

Bem sabendo que os muitos (...) seguidores deste fantástico blog aguardam, há já vários dias, pelas habituais arengas que se sucedem aos magníficos eventos histórico-culturais participados pelo GRHMA, venho dar seguimento às vossas expetativas e colocar à disposição deste espaço virtual um vislumbre daquilo que foi a edição deste ano do fantástico Cerco de Almeida, que continua a ser  simplesmente o mais inesquecível evento de reconstituição histórica, organizado em Portugal Continental!



Como sucede habitualmente, à chegada à vila de Almeida todos os recriadores históricos tiveram à sua disposição um suculento e copioso banquete, regado por um bom vinho e em ambiente de época, que ajudou a esquecer as agruras das viagens, algumas delas de vários milhares de quilómetros.



Mas o melhor ainda estava para vir!

Na verdade, um magnífico cenário tinha sido criado com muito labor, para permitir a recriação de cerca de uma dúzia de danças em voga no início do séc. XIX, com a particularidade de serem danças provenientes dos mais diversos países europeus!


E aqui temos a nossa amiga Miriam, que também é a nossa magnífica professora de dança, a quem se ficou a dever o sucesso deste evento em particular, graças à sua profunda e abrangente cultura histórico-musical.

Bem Haja uma vez mais Miriam!

Aliás, foi graças à professora Miriam que o Comandante do GRHMA se converteu num participante experiente em bailes oitocentistas, com apenas cerca de 10 minutos de treino!



Como é habitual, foram feitas todas as diligências  para evitar que as elegantes senhoras, que se destinavam a participar nas danças previstas, fizessem qualquer tipo de esforço desnecessário, motivo pelo qual foi assegurado um transporte de época para as trazer para o espaço de dança, para depois serem conduzidas pelos seus pares, até ao palco.



E depois seguiu-se um verdadeiro deleite histórico-musical!

Na verdade, este foi o momento em que se colheram os frutos de várias semanas de treino por parte das dedicadas senhoras e dos dedicados soldados do GRHMA, que deslizaram pelo palco com elevada elegência e perícia, resultando num verdadeiro espetáculo que serviu para deliciar a multidão de pessoas que teve o privilégio de assistir a este momento cultural.


É também devido um agradecimento muito especial aos experientes e dedicados músicos que reproduziram as difíceis músicas de época e sem os quais este evento histórico-musical não teria o sucesso que teve!


Autoria das imagens: Carlos Marques, Fernando Rodrigues e Valischka.


Pedro Casimiro






Sem comentários:

Enviar um comentário