segunda-feira, 5 de março de 2018

BTL 2018 - Bolsa de Turismo de Lisboa (4 de março de 2018) - Reportagem fotográfica


Caríssimos(as),

Cumpriu-se mais uma ação de divulgação turística e cultural do concelho de Almeida, promovida pelo Município de Almeida e com a colaboração do GRHMA!

Conforme estava previsto e tinha sido anunciado, no passado final de semana um destacamento civil e histórico-militar do GRHMA esteve presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que é simplesmente o maior evento de promoção turística a nível nacional, destinado quer a profissionais, quer ao público em geral, que se desenvolveu num espaço muito bem organizado, enquadrado e, principalmente, animado.


Como vem sendo hábito há vários anos, esta ação promocional desenvolveu-se no âmbito de uma parceria entre o Município de Almeida e o Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo, motivada não só pela respetiva proximidade geográfica, mas principalmente pela partilha do mesmo entusiasmo ao nível da proteção e da promoção conjunta dos respetivos patrimónios, aos mais variados níveis (histórico, arquitetónico, cultural, gastronómico, etc).



Com a sua habitual perícia e capacidade de comunicação, o nosso cabo de esquadra António Coelho desenvolveu uma atividade meritória ao nível da realização de explicações e de esclarecimentos de natureza pedagógica e didática, a miúdos e graúdos, relacionadas com as mais variadas peças de equipamento do soldado de infantaria português do início do século XIX.



Tivemos também oportunidade para promover a realização de algumas demonstrações de natureza técnica e tática de natureza histórico-militar, realizadas pelos valentes soldados dos nossos regimentos de infantaria (RI nº 23) e de artilharia (RA nº 4) do GRHMA, enquadradas pela atividade de divulgação histórico-cultural desenvolvida pela nossa associação, em coordenação com o Município de Almeida.

Por seu lado, as simpáticas e elegantes damas do nosso departamento civil também colaboraram ativamente neste evento, não só espalhando beleza, como também distribuíndo pelo numeroso público presente diversos folhetos promocionais de natureza turística e cultural, relativos ao concelho de Almeida.
 

Os nossos camaradas e amigos do Regimento de Infantaria nº 19, da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV) também estiveram presentes neste evento, desempenhado um trabalho semelhante ao desenvolvido pelo GRHMA, mas a favor do Município da Lourinhã, onde se situa a acolhedora localidade do Vimeiro, que há cerca de duzentos anos atrás foi palco de uma memorável batalha.

Este evento serviu ainda para a estreia operacional do nosso camarada e amigo Vasco Belchior, na qualidade de oficial de infantaria, ao serviço do RI nº 19!

Desejamos a este nosso camarada e soldado veterano as maiores felicidades, no exercício das suas novas funções ao serviço do património histórico-militar do Vimeiro e de Portugal que, não temos dúvidas, irá desempenhar com a sua habitual generosidade e dedicação.


Dentro do espírito de sincera camaradagem que une os soldados de ambas as associações culturais, os soldados do GRHMA e da AMBV trocaram as habituais cortesias histórico-militares, designadamente através da cerimónia do "apresentar armas".

Bem haja a todos os elementos do GRHMA que mostraram disponibilidade para participar em mais este evento, destinado a promover a História de Portugal e o concelho de Almeida!


Autoria das imagens: Armando Rui.


Pedro Casimiro




Sem comentários:

Enviar um comentário