sexta-feira, 23 de março de 2018

Escola do Soldado (Edição 2018) - Reportagem fotográfica (3)

 

Caríssimos(as)

Sobral de Monte Agraço já tem um destacamento histórico-militar!

Conforme já foi referido anteriormente, esta edição da Escola do Soldado coincidiu com a estreia operacional de um novo destacamento histórico-militar, que foi formado pelos nossos conhecidos(as) amigos(as) de Sobral de Monte Agraço, denominado Batalhão de Artilharia do Sobral, que está integrado na Associação de Cultura e Recreio 13 de Setembro de 1913.


Este destacamento formou-se a partir de elementos que integravam a Guerrilha de Montagraço, que foi e continua a ser um grupo que participa assiduamente em recriações históricas e que visa, entre outros objetivos, contribuir para a evocação do papel fundamental desempenhado pelo povo português, na resistência e derrota dos invasores franceses, no decurso da chamada Guerra Peninsular.



Estes nossos amigos e amigas do Sobral integraram-se perfeitamente nos treinos e na instrução histórico-militar, que foi realizada no decurso da Escola do Soldado, mostrando assinalável empenho e interesse em colaborar e em aprender.



O treino a instrução envolveram não só a realização de marchas, como também os aspetos básicos associados à nomenclatura e manuseamento dos mosquetes, entre outras e variadas questões técnicas, à semelhança do que sucedeu com os outros recrutas presentes neste evento.



Claro que está que, sem dúvida aquilo que mais interesse despertou nos recrutas do BAS foi o treino e a instrução associadas ao manuseamento das peças de artilharia!

Parabéns e as maiores felicidades ao novo Batalhão de Artilharia do Sobral!


Autoria das imagens: BAS.


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário