quinta-feira, 29 de março de 2018

Escola do Soldado (Edição 2018) - Reportagem fotográfica (4)

 

Caríssimos(as),

Bem sabendo que os numerosos seguidores deste fantástico blog têm andado "em pulgas", à espera de mais imagens relativas à singular edição de 2018 da nossa maravilhosa Escola do Soldado, venho satisfazer a vossa curiosidade e trazer-vos mais um conjunto de excelentes imagens deste evento, tiradas pelos nossos credenciados fotógrafos.



No sábado de tarde, depois do almoço, foi organizado o habitual desfile histórico-militar até ao cemitério de Almeida, destinado a evocar a memória dos nossos camaradas já falecidos: o Paulo, o Hugo e o Orlando.


No regresso à vila de Almeida, os nossos soldados e em especial os recrutas presentes, voltaram ao trabalho!



Claro está que, se o período da manhã se destinou em grande parte a dar trabalho aos músculos e ao cérebro, o período da tarde de sábado destinou-se dar aquecimento as armas e às peças de artilharia!


Como é habitual e natural, os soldados para além de levarem instrução também tiveram, algumas vezes, de "levar nas orelhas".

Fez tudo parte de um normal dia de trabalho...


E aqui podemos ver os valentes e experientes soldados do RI nº 23, a carregar as suas armas e a prepararem mais um movimento tático surpreendente e inovador, ao nível da infantaria.


Os nossos camaradas do RI nº 19, do Vimeiro, também não deixaram os seus créditos por mãos alheias e mostraram os resultados qualitativos positivos, nos seus treinos operacionais, desta vez sob as ordens dos seu novíssimo (ou melhor, do seu bem conservado...) oficial (alferes) de infantaria, que é o nosso camarada Vasco Belchior.


O destacamento francês presente neste evento, composto por elementos da AMBV e de Arroyomolinos, também deu boa conta de si próprio e deu mostras de qualidade operacional!

 


Os (numerosos...) destacamentos de artilharia presentes no evento (Regimento de Artilharia nº 4, Brigada de Artilharia Naval e Guerra e Batalhão de Artilharia do Sobral) ocuparam e aproveitaram as cotas mais elevadas do terreno, para dar "voz" às suas peças de artilharia!


Como é do conhecimento geral, no GRHMA a formação de todos os nossos recrutas é sempre iniciada por uma passagem pelo nosso Regimento de Artilharia nº 4. Daqui se poderá tirar uma conclusão acerca do grau de competência, qualidade e segurança que é reconhecida aos nossos artilheiros veteranos!


O final da tarde de sábado ficou marcado por mais dois momentos altos deste evento: o lanche partilhado em ambiente de época e pela excelente tertúlia "A música no dealbar do século XIX: o (des)encontro entre duas estéticas", com a presença e participação do nosso amigo Professor Doutor Rui Bessa, da Escola Superior de Educação do Porto.



Tratou-se de mais um momento cultural muito interessante, que mereceu a atenção e foi do agrado de todos os presentes.

Fica aqui um especial agradecimento ao Prof. Rui Bessa, pelo relevante contributo e momento cultural, que proporcionou aos participantes neste evento.


Isto não obstante os nossos soldados Zé-Tó e Zé-Maria terem aproveitado as distrações momentâneas dos seus oficiais, para se dedicarem a sessões de conversa fiada, tanto do agrado dos nossos "Zé-Soldados"...



No entanto, o dia de sábado, apesar de pleno de árduas e de sucessivas tarefas, não terminou cedo!

Depois do jantar todos participantes neste evento tiveram a oportunidade de dar o já habitual "passinho de dança" à moda de oitocentos, o que permitiu reunir a maioria dos elementos civis e militares presentes neste evento em  momentos de alegre convívio.


 

Como vem sendo habitual, os soldados do GRHMA mostraram que são não só especialistas no manejo das armas e das peças de artilharia, como também são especialistas no "manejo" das damas, através da pista de dança!


Aqui podemos ver o nosso amigo Pedro, que é um dos novos recrutas, que no início das danças se tentou pôr de parte, dizendo "eu não sei dançar", para no final dizer "então, já acabou? não vai haver mais danças?".

Aqui está mais uma prova de que ninguém consegue resistir a um bom baile oitocentista!


Autoria das imagens: Carlos Marques, Armando Rui.


Pedro Casimiro





Sem comentários:

Enviar um comentário