quinta-feira, 22 de março de 2018

Escola do Soldado (Edição 2018) - Reportagem fotográfica (2)


Caríssimos(as),

As alterações climáticas (neve em abundância...) acabaram por ditar a necessidade de fazer algumas alterações ao programa e aos horários previamente estabelecidos, a primeira da quais teve a ver com alteração do local da realização dos treinos, que passou a ficar localizado no Picadeiro d'El Rei, em Almeida.

 

Os primeiros momentos da manhã de sábado, dia 17-3-2018, foram ocupados com a realização de reuniões de preparação e de coordenação do evento, entre os diversos grupos e associações participantes, contando com a presença de todas as associações nacionais que atualmente integram a Associação Napoleónica Portuguesa. 



Após a realização das necessárias reuniões de preparação e de coordenação e cumpridas as necessárias cortesias histórico-miltares, todos os elementos civis e militares presentes neste evento fizeram uma formatura geral, a fim de dar início ao evento e aos respetivos trabalhos.



E, de facto, trabalhos houve, e muitos!

Nesta edição da Escola do Soldado foi estreada uma nova metodologia de treino e de instrução histórico-militar, que se veio a aplicar não só aos numerosos recrutas presentes, como também a muitos soldados veteranos.

Um dos objetivos subjacentes a esta metodologia esteve relacionado com a necessidade de privilegiar uma formação mais abrangente, não só em termos técnicos e táticos, como também em termos históricos, através do fornecimento de explicações relacionadas com o armamento utilizado e respetivo enquadramento no início do séc. XIX, o significado e simbologia das bandeiras, o significado e simbologia dos uniformes, entre outros aspetos.



E à esquerda desta imagem podemos ver o principal arquiteto desta nova metodologia, que foi o nosso camarada Carlos Alves, que fez um excelente trabalho de preparação e de coordenação e a quem são devidos os necessários agradecimentos e reconhecimento.

São ainda devidos penhorados agradecimentos a todos os elementos presentes, que foram muitos, que desempenharam funções ao nível da instrução e do acompanhamento dos treinos. Foi efetivamente graças à participação e à empenhada colaboração de todos que foi possível implementar este novo sistema de treinos, que passará a partir de agora a servir de modelo e de base ao nível da instrução, no nosso Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida.


Nesta imagem podemos ver alguns dos elementos do novíssimo Batalhão de Artilharia do Sobral, que está ligado à Associação de Cultura e Recreio 13 de Setembro de 1913!

A criação deste destacamento representou um considerável esforço, em termos de investimento, para estes nossos(as) amigos(as) de Sobral de Monte Agraço e constitui um reflexo de uma vontade genuína de colaborar com as demais associações que integram a Associação Napoleónica Portuguesa, no sentido da promoção do património histórico-cultural de Portugal.


Esta imagem constitui um importante reflexo do interesse e empenho de todos os elementos do GRHMA neste projeto, pois aqui é possível vermos recrutas alinhados ombro a ombro com soldados histórico-militares veteranos, com mais de 10 (dez) anos de participações em recriações históricas, partilhando conhecimentos e mostrando vontade e disposição para trabalhar em conjunto, no sentido de ser possível conseguir, coletivamente, cada vez mais e melhores resultados.

Estes são, simplesmente, os melhores soldados histórico-militares do mundo!



Este evento contou ainda com a estreia e participação de um considerável número de jovens recrutas, que mostraram estar ansiosos por ingressarem nas nossas fileiras e por essa via contribuirem para a promoção e para uma acérrima defesa da História de Portugal!


Aqui podemos ver algumas das simpáticas senhoras que integram os complementos civis dos vários grupos histórico-militares, a seguirem com entusiasmo e com muita atenção os treinos e as evoluções dos soldados ali presentes.


A fase de treinos contou também com destacamentos histórico-militares provenientes de Espanha, mais precisamente de Salamanca e de Arroyomolinos, integrando camaradas que habitualmente participam connosco neste tipo de eventos e cuja presença é sempre muito bem vinda!


E enquanto as tropas aprendiam e trabalhavam arduamente, o Comandante do GRHMA passou o seu tempo em amena cavaqueira com o Sargento de Infantaria Augusto Cabral, entre outras conversas e  reuniões de trabalho muito importantes, todas elas essenciais ao pleno e regular decurso dos trabalhos...


E uma das reuniões relevantes realizadas no decurso deste evento envolveu o representante do Município de Condeixa, o Sr. Dr. Rui Miranda, a propósito da apresentação de uma proposta de realização de um evento histórico-cultural nesse concelho no próximo mês de maio.

Amanhã haverá mais imagens!


Autoria das imagens: Paulinha, Armando Rui, AMBV e Carlos Marques.


Pedro Casimiro




Sem comentários:

Enviar um comentário