sábado, 10 de março de 2018

Colóquio no Instituto Politécnico da Guarda (9-3-2018) - Reportagem fotográfica


Caríssimos(as),

O GRHMA voltou uma vez mais à universidade!

Conforme estava previsto, na passada sexta-feira, dia 9 de março, realizou-se na cidade da Guarda um evento que teve subjacente uma colaboração conjunta do Municípío de Almeida, do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida (GRHMA) e que se destinou, designadamente, a uma partilha de experiências, de conhecimentos e de sinergias, ao nível da promoção do turismo cultural e militar, enquanto factor de desenvolvimento económico.



A grande mais valia que o GRHMA trouxe para esteve evento residiu na experiência acumulada de mais de uma década, ao nível da participação, promoção e organização de eventos histórico-culturais, bem como na menção, entre outros aspetos, dos fatores essenciais que distinguem as recriações históricos de outros eventos que, apesar de também utilizarem essa designação, mais não são do que meras teatralizações, onde predomina a vertente lúdica.

Assim sendo, os factores essenciais que permitem apelidar um evento de "recriação histórica" são os seguintes:

a) Uma adesão estrita ao rigor histórico: pressupõe a existência de uma investigação e consulta prévia de fontes documentais, iconográficas ou arqueológicas, contemporâneas do evento histórico retratado.

b) A adoção de comportamentos e posturas naturais e adaptadas à época histórica retratada, por parte dos recriadores históricos.

c) Relevância fundamental de dimensões de natureza didática e pedagógica, subjacentes à realização do evento.



No período da tarde e após a realização do Colóquio, foi realizado um workshop cultural, nas instalações do IPG.

O nosso sargento Joaquim Guedes envergou uma vez mais o seu fardamento de alferes do Regimento de Milicias da Feira e trouxe para este evento a sua já famosa farmacopeia.

Trata-se de um equipamento único no nosso país e que contém um conjunto de instrumentos clínicos e cirúrgicos em uso no início do século XIX, designadamente no tratamento dos soldados feridos em combate, no decurso da Guerra Peninsular.



O nosso cabo de esquadra António Coelho também se ausentou temporariamente do seu trabalho para prestar serviço neste evento, onde uma vez mais demonstrou as suas qualidades pedagógicas, ao nível da demonstração e explicação do modo de funcionamento de armas e de todos os equipamentos usados pelos soldados portugueses que combateram pela nossa Pátria, na Guerra Peninsular.


Uma das novidades deste evento esteve associada à presença e participação do nosso camarada e amigo Sérgio Veludo, que depois de um período de ausência de cerca de 4 anos, voltou novamente à fileiras do GRHMA!

Este nosso camarada, para além de ser doutorado em História e de colocar à disposição do grupo os seus vastos conhecimentos científicos, é um dos nossos soldados histórico-militares mais veteranos, tendo participado na promoção e divulgação deste nosso património histórico desde a primeira hora. 


Pedro Casimiro





Sem comentários:

Enviar um comentário