terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Fac-simile e Tradução da carta do Brigadeiro William Cox, de 11 de Abril de 1810

Aqui fica o fac-simile e a tradução da carta de William Cox, à data Governador Militar da Fortaleza de Almeida, dirigida a William Carr Beresford, na qualidade de Comandante-em-Chefe do Exército Português.
O original desta carta encontra-se na posse do Município de Almeida
(Centro de Estudos de Arquitectura Militar)





Tradução:

Almeida, 11 de Abril de 1810

Meu caro Senhor

Recebi sua carta do dia 7.

Echevarría informou-me que esperava uma resposta pelo Correio por volta 
dos dias 18 ou 20 deste mês e que será imediatamente reenviada para
aqui. Em seguida, irei pessoalmente falar com ele para expor mais 
em pormenor sobre o que você propõe. Posteriormente 
transmitir-lhe-ei o resultado desta conversa.
Prestaram-me contas nos últimos dias de Salamanca, Zamora e 
Ledesma e toda a gente confirmou a chegada de várias peças
de artilharia, algumas delas de grande calibre e uma grande quantidade 
de munição a Salamanca e que se esperam muitas mais, vindas 
de Valladolid e Burgos. Tampouco era esperado o reforço de tropas
que ultimamente têm chegado, sendo quase certo que sejam 
parte da Guarda Imperial que chegaram a Bayonne e vieram de volta.
A maior parte da Divisão de Kellerman, que consiste no conjunto 
de cerca de 5000 ou 6000 homens, estão a descer para Peñaranda 
e Alba sob o comando de Ney. Parte da Divisão sob suas ordens 
imediatas, constituída por cerca de 9.000 homens, recentemente 
marchou de Salamanca em direcção a Alba.
Os destacamentos que ocupam San Mañoz, Tamames, Bejar
e Baños (os últimos redutos) ultimamente têm sido reforçados.
A Divisão Loison com cerca de 7000 homens ocupa Ledesma, 
S. Felices, Bitigudiño, Yecla, e as redondezas. Loison geralmente
está em Ledesma, mas chegou a Bitigudiño no dia 6 (ontem) 
segundo me disseram em San Felices Foi-me relatado que nestes
dois ou três últimos dias, Kellerman foi visto em Francia. As tropas
francesas, em particular a Divisão Loison que é composta quase 
totalmente de recrutas, estão muito doentes. 1500 homens desta
Divisão, de momento talvez mais, têm uma espécie de mal da 
coceira e estou certo que muitos já morreram. 

Tenho a honra de ser, meu caro senhor
Seu mais Fiel e Obediente Servo
William Cox

Eugénia Guedes

Sem comentários:

Enviar um comentário