quinta-feira, 23 de março de 2017

10ª Edição da Escola do Soldado: Almeida, dias 17, 18 e 19 de março de 2017 - Reportagem fotográfica (2ª Parte: Chapelaria)


Caríssimos(as),

Esta edição da Escola do Soldado serviu também para os elementos do nosso Departamento Civil exibirem, com merecido orgulho e vaidade, o produto do seu labor!

Nas semanas que antecederam a realização deste evento, decorreu a realização de um workshop intitulado "Faça você mesmo um chapéu de dama", sob a orientação técnica da nossa amiga Beatriz Fonte, destinado à recriação de chapéus em uso no início do séc. XIX pelas senhoras dos estratos sociais mais elevados.



Os trabalhos (manuais) associados à confeção dos chapéus decorreram nas instalações do CEAMA, em Almeida, durante vários dias, no decurso dos quais os nossos elementos civis dedicaram-se de alma e coração à reprodução destes interessantes adereços femininos de época, de conformidade com modelos obtidos através da necessária investigação histórica em fontes bibliográficas e iconográficas, bem como através de exemplares existentes em diversos museus.


E a importância deste trabalho era tal que até o Sr. Vereador António Machado, da Câmara Municipal de Almeida, não prescindiu de fazer uma visita à "oficina" dos chapéus, a fim de verificar o andamento e o resultado dos trabalhos!




E que resultados!

O zelo e a dedicação destes nossos elementos civis resultaram na produção de magníficos exemplares de chapéus de época, que deixaram boquiabertos todos quantos tiveram o privilégio de os contemplar!




Claro está que, no final dos trabalhos foi necessário fazer as necessárias provas, para verificar se as formas e os tamanhos estavam de conformidade com as respetivas usuárias...





O sucesso desta iniciativa foi de tal ordem que o Museu Histórico-militar de Almeida promoveu a organização de uma excelente exposição destes magníficos chapéus, a qual, segundo creio, ainda está disponível e merece ser visitada!
 



No entanto, os chapéus, por si só, não contam toda a história do traje feminino do início do século XIX, por isso é que os dedicados elementos do nosso magnífico Departamento Civil já estão a trabalhar na confeção dos vestidos de época adequados aos adereços de cabeça já criados.


E aqui temos algumas das senhoras do nosso Departamento Civil, devidamente ataviadas e a estrear os seus chapéus de época, com a alegria e boa disposição que lhes é caraterística.

Bem haja pelo vosso excelente trabalho!


Autoria das fotos: Paulinha, Bia e Carlos Marques.


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário