terça-feira, 14 de março de 2017

Cerimónia evocativa do Combate de Redinha: dia 12 de março de 2017 - Reportagem fotográfica



Caríssimos(as),

Este mês de março de 2017 está a ser um mês em grande, para os nossos camaradas da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV)!

Pois é, depois de uma estenuante deslocação a França, realizada há poucos dias atrás, os soldados do Vimeiro fizeram-se outra vez à estrada e viajaram até à simpática localidade de Redinha, a fim de participarem numa interessante cerimónia evocativa de mais um facto histórico relevante relacionado com as Invasões Francesas, que mereceu um considerável acolhimento e participação, por parte da população local.


Aqui podemos ver a ponte romana de Redinha, situada sobre o rio Anços, que há cerca de 200 anos atrás foi palco de encarniçados combates entre o exército imperial francês e o exército luso-inglês.



E cá estão estes nossos camaradas, com a sua habitual postura marcial, que em muito contribuíram para abrilhantar este evento e despertar o interesse do público em assistir ao mesmo.



E para prova que nem só com soldados se recria a História, aqui temos uma imagem relativa a alguns dos elementos do departamento civil da AMBV!

Os registos militares desta época revelam que existia um numeroso contingente civil que acompanhava, em regime de permanência, as unidades militares, mesmo quando estas se deslocavam em campanha e combatiam. Esse contingente civil era composto quer pelas mulheres e os filhos dos soldados, quer pelos mais diversos artesãos que prestavam serviços ao exército, existindo inclusive registos documentais de época (designadamente elaborados ao nível das Brigadas de Infantaria portuguesas) onde constavam os nomes e a proveniência destes civis. 


Os nossos camaradas da AMBV estão de parabéns pelo trabalho e esforço que vêm desenvolvendo, em regime de voluntariado e com assinalável dedicação, em prol do património histórico-cultural da Lourinhã e em especial pela memória da Batalha do Vimeiro.

Todavia, os "trabalhos" dos nossos amigos da AMBV deste mês de março ainda não acabaram, pois estamos a contar com a respetiva presença no próximo final de semana em Almeida, a fim de participarem na nossa Escola do Soldado!


Autoria das imagens: AMBV


Pedro Casimiro





Sem comentários:

Enviar um comentário