quarta-feira, 5 de abril de 2017

10ª Edição da Escola do Soldado: Almeida, dias 17, 18 e 19 de março de 2017 - Reportagem fotográfica (10ª Parte: Freineda-continuação)



Caríssimos(as),

Pois é, pinturas e quadros de época, alusivos ao início do séc. XIX ainda vai havendo alguns, mas como os nossos existem muito poucos!

Conforme foi referido no último post, este ano Freineda foi invadida por diversos artistas da imagem e de um tal calibre que, em poucas horas de permanência, conseguiram a proeza de produzir verdadeiras pérolas artísticas.


Temos, desde logo, o exemplo da nossa artista, por assim dizer, residente, que é a mais assídua e regular fornecedora de imagens para este vosso blogue, a Paulinha, que mostrou uma vez mais as suas qualidades artisticas, conseguindo pintar um fiel auto-retrato, em apenas alguns segundos.


Uma prova adicional da destreza manual da Paulinha está refletida na imagem supra, que se traduz numa pintura (provavelmente a óleo...) feita da Bia e do Rafael, numa altura em que cada um deles empunhava a sua arma favorita (varapau e mosquete).


Este quadro também foi pintado pela Paulinha, mas mais tarde e apenas recorrendo à memória.


Já o mesmo não sucedeu a este belíssimo quadro, que retrata os nossos amigos Mário Cardoso e Palanca, no ato de darem um abraço fraternal, que foi esboçado e pintado pela Paulinha, em brevíssimos momentos.


A abundância que se registou em Freinede de soldados formosos e bem parecidos, serviu para inspirar (repetidamente) estes nossos artistas, como foi o caso do nosso soldado de artilharia José Correia, que inspirou o nosso amigo Fernando Peneiras no sentido da execução deste belo retrato.


Esta conferência inter regimental realizada em Freineda, entre os sargentos Eduardo (do RI 19) e Augusto (do RI 23), foi também captada para a posteridade, em tela, e irá provavelmente servir para inspirar a realização de futuras e ainda mais proveitosas conferências, em outras paragens!

Continue ligado(a), pois Freineda irá brevemente voltar a uma tela perto de si...

Autoria das imagens: Paulinha e Fernando Peneiras.


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário