GRHMA

GRHMA
CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Comemoração do dia de S. Jorge (Patrono Mundial do Escutismo) em Almeida: dia 23 de abril de 2017


Caríssimos(as),

Aqui fica mais uma prova de que o GRHMA está em todas!

No passado dia 23 de abril celebrou-se em Almeida o dia de S. Jorge, que foi adotado como Santo Padroeiro, pelo Movimento Mundial do Escutismo.

"S. Jorge (séc. III-IV) é um dos mais conhecidos santos da Igreja, e a sua reputação continua viva, em especial no Oriente, mas também um pouco por todo o mundo. Não há quaisquer pormenores históricos exactos sobre a vida deste santo da Igreja, sabendo-se, contudo, que o seu culto se espalhou rapidamente a partir da Palestina.

As lendas em torno desta figura insígne descrevem-no, geralmente, como cavaleiro da Capadócia (actual Turquia) que resgatou uma donzela de um dragão, gesto esse que levou ao baptismo de milhares de pessoas. É de referir que o pormenor lendário sobre a existência de um “dragão” foi um acrescento medieval à lenda já existente sobre S. Jorge. Mais tarde, vítima da perseguição do Imperador Diocleciano (244-311 d.C.), terá sido torturado e decapitado devido à fé que sempre e destemidamente defendeu. O seu martírio é celebrado liturgicamente pela Igreja no dia 23 de Abril
".

Persistem algumas dúvidas relativamente à origem da devoção a S. Jorge em Inglaterra, mas há dados que apontam no sentido de ter sido considerado protector da Ordem da Jarreteira, já no reinado de Eduardo III, no século XIV. Tendo o escutismo nascido em Inglaterra, Baden-Powell confiou, ao mesmo santo protector, o movimento escutista mundial. Por isso, S. Jorge é o patrono mundial do escutismo, representando a unidade dos escuteiros do mundo inteiro e, simultaneamente, o desejo de uma vida fiel e corajosa no cumprimento da vontade de Deus. Actualmente S. Jorge é o patrono de Inglaterra, dos soldados e dos escuteiros, e há mesmo numerosas igrejas em todo o mundo a ele dedicadas". (tirado daqui).





Nesta data, a vila de Almeida pareceu pequena, tal foi o fluxo de jovens escutas, provenientes das mais diversas localidades do território nacional que, com a alegria e a boa disposição que lhes é caraterística, trouxeram uma animação muito especial às ruas centenárias desta localidade beirã!



Na sequência de uma solicitação nesse sentido, formulada por um dos nossos mais antigos e dedicados elementos (o nosso cabo António José Coelho), que também é um elemento sénior do Movimento Escutista Nacional, foi com muito prazer que vários elementos do GRHMA se disponibilizaram para fazer uma participação simbólica neste evento, de molde a contribuir, com a sua presença e interação com os participantes do mesmo, para dar uma nota do trabalho histórico-cultural que vem sendo desenvolvido nesta localidade ao nível das chamadas Invasões Francesas bem como e principalmente, para fazer despertar nos mais jovens a curiosidade e o interesse, quer pelo estudo e descoberta da riquíssima História de Portugal, em geral, quer pela História e pelas Tradições da vila de Almeida, em particular.


Os soldados de infantaria e de artilharia do GRHMA encabeçaram o desfile que percorreu as ruas da vila de Almeida, a que se seguiu uma multidão de jovens escuteiros.


E, claro está, o São Jorge também foi devidamente convidado e marcou uma significativa presença neste evento!


Autoria das imagens: Paulinha e Armando Rui.

Pedro Casimiro





Sem comentários:

Enviar um comentário